Seu corpo depende de várias moléculas de sinalização, chamadas mensageiros químicos, para permitir a comunicação entre as células. Um desses mensageiros é o óxido nítrico, um composto importante para a função de muitos sistemas orgânicos, incluindo os sistemas nervoso e cardiovascular. Algumas vitaminas podem promover a síntese de óxido nítrico.
Vitamina C
Algumas vitaminas podem promover a síntese de óxido nítrico. Um nutriente que pode afetar positivamente a síntese de óxido nítrico é a vitamina C, ou ácido ascórbico. "Circulation Research" descobriu que a vitamina C aumentava a atividade da enzima óxido nítrico sintase, a proteína que produz o óxido nítrico. A vitamina pode apoiar a produção de óxido nítrico e ajudar a manter os níveis do composto dentro do seu corpo.
Vitamina D
A vitamina D, um termo geral para uma família de hormônios relacionados, também pode ajudar no óxido nítrico Produção. As células do cérebro têm a capacidade de responder à circulação de vitamina D na corrente sanguínea e aumentam a atividade da óxido nítrico sintase quando expostas à vitamina. A vitamina D pode ajudar a aumentar a produção de óxido nítrico no cérebro. Como o óxido nítrico desempenha um papel importante na função cerebral, o consumo de vitamina D adequada pode ajudar a saúde do sistema nervoso.
Fontes de Vitaminas C e D
Você pode promover a produção adequada de óxido nítrico em seu corpo consumir bastante vitamina C e D a cada dia. Frutas e vegetais, como pimentão vermelho, melão, manga, espinafre e brócolis contêm vitamina C, enquanto laticínios e cereais fortificados contêm vitamina D. Se você é deficiente em vitamina D ou C, que é determinado por um exame de sangue, você pode precisa tomar suplementos.
Vitaminas B e função do óxido nítrico
Outras vitaminas, como a família de oito vitaminas do complexo B, podem ajudar a apoiar a função do óxido nítrico. Os defeitos na sinalização do óxido nítrico para as células que revestem os vasos sanguíneos contribuem para a doença cardiovascular, e alguns tratamentos vitamínicos procuram ajudar a restaurar a função do revestimento dos vasos sanguíneos. "Clinical Experimental Pharmacology and Physiology" descobriu que as vitaminas B ajudam as células que revestem os vasos sanguíneos a responderem ao óxido nítrico, ajudando a melhorar a função das células. No entanto, a terapia com vitaminas não pode substituir a terapia farmacológica no tratamento de doenças cardiovasculares. Se você estiver interessado nos benefícios da terapia com vitamina, fale com seu médico.