A insônia interfere com a sua capacidade de adormecer ou permanecer dormindo durante a noite. A causa exata varia, mas o uso de álcool e drogas, ansiedade, estresse, cafeína, medicamentos, doenças, ruídos altos ou luzes brilhantes parecem contribuir para esse transtorno. Os sintomas da insônia podem incluir fadiga diurna ou sonolência, padrões irregulares de sono, desatenção, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, depressão e alterações de humor. Alguns antioxidantes e vitaminas podem aliviar a insônia e estimular o sono.
Vitamina B-6
A vitamina B-6, também chamada de piridoxina, é uma vitamina hidrossolúvel que melhora a função do sistema nervoso, relaxa o corpo, regula seus ciclos de sono, estimula o sono e ajuda na produção de serotonina e melatonina - hormônios responsáveis pela função cerebral, humor e ciclos de sono - segundo Alan Gaby e Schuyler Lininger, autores do livro “Natural Pharmacy: Complete AZ Reference to Tratamentos alternativos para condições comuns de saúde. ”A dose diária recomendada de vitamina B-6 é de 1,3 mg para adultos. Alimentos ricos em vitamina B-6 incluem cereais fortificados, grão de bico, atum, carne bovina, peru, batatas, arroz integral e alabote.
Vitamina B-12
Vitamina B-12 apoia os nervos saudáveis, estimula o sono profundo , regula seus ciclos de sono, produz um efeito calmante, diminui o estresse oxidativo em seu corpo, protege seus nervos de danos, previne insônia e reduz o risco de desenvolver ansiedade, uma causa comum de insônia, segundo David Neubauer, MD e Paul McHugh, MD, autores do livro "Entendendo Insônia: Perspectivas sobre Insônia." A dose diária recomendada de vitamina B-12 é de 2,4 mcg para adultos. Alimentos ricos em vitamina B-12 incluem queijo, peru, ovos, frango, salmão selvagem, fígado, cordeiro, porco, iogurte, leite e carne bovina.
Vitamina C
A vitamina C é um antioxidante solúvel em água. que fortalece seu sistema imunológico e protege seu corpo de radicais livres nocivos que podem interromper os padrões normais de sono, segundo Robert Anderson, autor do livro “Guia Clínico da Medicina Holística”. Anderson explica que a vitamina C também alivia o estresse, regula seus padrões de sono , promove o sono saudável, reduz o risco de ataques de ansiedade e diminui os efeitos da cafeína, uma causa comum de insônia. A dose diária recomendada de vitamina C é de 1.000 mg para adultos. Alimentos ricos em vitamina C incluem kiwi, toranjas, melancia, cranberries, abacaxi, tomate, repolho, aipo, framboesas, cenouras, mostarda e pimentão vermelho doce.
Vitamina D
A vitamina D é uma gordura - Vitamina solúvel que regula os padrões de sono, relaxa o corpo, controla os níveis de açúcar no sangue, melhora o sistema imunológico, melhora a função cerebral, reduz a fadiga durante o dia, sustenta o sono, previne a ansiedade e reduz o risco de depressão, segundo Lawrence Epstein e Steve Mardon, autores do livro "Harvard Medical School Guia para uma boa noite de sono." A dose diária recomendada de vitamina D é de 15 mcg para adultos. Alimentos ricos em vitamina D incluem leite fortificado, cogumelos, ovos, fígado bovino, margarina fortificada, queijo suíço, cereais prontos para consumo, atum e sardinha. A melhor maneira de obtê-lo, no entanto, é de sol, o que leva a pele a produzir vitamina D.
Vitamina E
A vitamina E é um antioxidante lipossolúvel que estimula o funcionamento do sistema imunológico e protege o corpo de infecções, vírus, toxinas e doenças que podem desencadear ou agravar a insônia, de acordo com Michael Zimmermann, autor do livro “Manual de Nutrição de Burgerstein: Micronutrientes na Prevenção e Terapia da Doença.” Zimmermann explica que a vitamina E também diminui o estresse oxidativo seu corpo, regula a atividade cerebral, previne o dano celular, sustenta um sistema nervoso saudável, relaxa seu corpo e estimula o sono sadio durante a noite. A dose diária recomendada de vitamina E é de 15 mg para adultos. Os alimentos ricos em vitamina E incluem sementes de girassol, espinafre, tomate, brócolis, aspargos, batata-doce, suco de cenoura, manga, papaia e nabo.