casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Alimentos ou vitaminas que ajudam a manter a memória

Assim como os músculos do corpo, o cérebro humano requer nutrição e exercícios adequados para funcionar de forma eficiente e consistente. Se você quiser manter sua memória, manter seu cérebro ativo por meio de educação contínua, palavras cruzadas ou outros exercícios intelectuais desafiadores podem ajudar. Então, pode moderar o exercício físico. "Simplesmente dar um passeio por dois quarteirões por dia é muito benéfico", diz George Kuchel, MD, da Escola de Medicina da Universidade de Connecticut. No entanto, para aproveitar ao máximo os treinos físicos e mentais, você deve alimentar o cérebro com uma dieta saudável, incluindo alimentos e vitaminas que ajudem a manter a memória.

Produtos para Animais

Alimentos derivados de animais - carne , laticínios, peixes e aves - são os únicos alimentos nos quais a vitamina B12 ocorre naturalmente. Se você não receber o suficiente dessa vitamina, pode sofrer perda de memória e outros problemas neurológicos, de acordo com o site da Escola de Saúde Mental de Harvard. Se você é vegetariano ou vegano, procure por alimentos fortificados com vitamina B12, ou tome suplementos de vitamina B12.

Peixes, particularmente salmão, alabote e atum, é uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3. O site da Universidade de Maryland Medical Center afirma que os ácidos graxos ômega-3 parecem ajudar com funções cognitivas, incluindo a memória.

Frutas e Legumes

Kiwis é rica em ácidos graxos ômega-3; O professor de neurocirurgia da Universidade da Califórnia, Fernando Gomez-Pinilla, o identifica como um dos muitos alimentos que ajudam as pessoas a manter a memória. Gomez-Pinilla, depois de analisar mais de 160 estudos sobre como a comida afeta o cérebro, disse que o ácido fólico em espinafre e suco de laranja melhora a função cognitiva. Nozes e Bagas

Nozes são fonte rica de ômega-3 , de acordo com Gomez-Pinilla. Mirtilos, morangos e açaí, que são ricos em antioxidantes, também podem ajudar a manter o funcionamento da memória. Em 2010, Shibu Poulose, do Centro de Pesquisa em Nutrição Humana do Departamento de Agricultura dos EUA, apresentou um estudo à American Chemical Society mostrando que as bagas "ajudam a limpar detritos bioquímicos que interferem na função cerebral", segundo um relatório da Montreal Gazette. Esses detritos se acumulam com a idade, à medida que as células da micróglia que normalmente executam essa função de "faxina" começam a diminuir.

Suplementos vitamínicos

A pesquisa de Gomez-Pinilla indica que os suplementos de ácido fólico, tomados por eles mesmos ou com outros vitaminas, pode reduzir o risco de demência e "declínio relacionado com a idade na função cognitiva", de acordo com um comunicado de imprensa da Universidade da Califórnia. As vitaminas E, C e beta-caroteno também podem prevenir a perda de memória associada ao envelhecimento, embora um relatório especial da Harvard Medical School observe que as pesquisas nesta área produziram resultados mistos. Além disso, qualquer pessoa tomando medicação anticoagulante ou sofrendo de qualquer distúrbio de sangramento - incluindo uma deficiência de vitamina K que afeta a coagulação do sangue - deve consultar um profissional de saúde antes de tomar as vitaminas C e E.

, , ] ]