Regulação do equilíbrio de líquidos -
Uma forma de as vitaminas poderem contribuir para a homeostase é ajudando a regular o equilíbrio de fluidos do seu corpo. Manter um equilíbrio de fluidos adequado ajuda a garantir que o sangue contenha uma concentração adequada de sais, açúcares e outros nutrientes para nutrir as células. Também ajuda a regular a pressão arterial: uma concentração de eletrólitos muito alta na corrente sanguínea aumenta o volume do sangue, o que, por sua vez, aumenta a pressão arterial. A vitamina D ajuda a contribuir para o seu equilíbrio de líquidos, regulando a concentração de cálcio e magnésio no sangue, enquanto a vitamina A ajuda a regular os níveis de cálcio. Níveis anormalmente altos de qualquer vitamina podem afetar seu equilíbrio de fluidos e prejudicar a homeostase adequada.
Regulação da Temperatura
Algumas vitaminas também contribuem para a regulação da temperatura em seu corpo. Manter uma temperatura interna de aproximadamente 98 graus Fahrenheit revela-se importante para a sua saúde, uma vez que as enzimas dentro de suas células funcionam otimamente a esta temperatura. Uma temperatura interna anormalmente alta ou baixa dificulta a função enzimática e celular e pode ser fatal. As vitaminas A, C, E e as vitaminas B contribuem para a regulação adequada da temperatura, mantendo um tecido saudável da pele. A pele saudável pode ajudar a diminuir a temperatura do corpo através da transpiração ou restringir o fluxo sanguíneo para evitar a perda de calor em resposta ao frio. Consumir estas vitaminas ajuda a reter a pele saudável, assegurando que o órgão possa funcionar adequadamente para manter uma temperatura corporal relativamente constante.
Oxigenação Interna
Algumas vitaminas também contribuem para a oxigenação interna, outro aspecto importante para manter a homeostase. Suas células utilizam oxigênio para realizar seu funcionamento adequado. A falta de oxigenação pode levar a um colapso do funcionamento celular, o que impede que o organismo mantenha a homeostase. Vitamina B12 e vitamina B6 contribuem para a oxigenação interna, ajudando seu corpo a produzir hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio na corrente sanguínea. Deficiências nestas vitaminas podem perturbar o fluxo normal de oxigênio por todo o corpo, dificultando a sua capacidade de manter a homeostase. As vitaminas também desempenham um papel na manutenção da homeostase, ajudando o seu corpo a controlar a produção de hormônios. Um número de vitaminas interage com as principais glândulas hormonais em seu corpo: a niacina afeta suas glândulas supra-renais, a vitamina B12 interage com sua glândula pineal, a vitamina A afeta sua tireóide. Os hormônios produzidos nessas glândulas desempenham um papel fundamental na regulação da homeostase, ajudando a controlar a saúde reprodutiva, o estresse, o relógio interno e o metabolismo. Consumir quantidades adequadas de vitaminas a cada dia suporta a homeostase, permitindo a produção adequada de hormônios.