A L-carnitina é uma molécula orgânica que desempenha um papel importante na regulação do metabolismo de ácidos graxos e energia. Também tem um papel na prevenção de danos e doenças celulares. A L-carnitina é encontrada apenas em células vivas ou que vivem uma vez. A presença de vitamina C é uma condição prévia para a sua produção.
Fontes de L-carnitina
L-carnitina é uma molécula semi-essencial, o que significa que seu corpo sintetiza a maior parte da L-carnitina que precisa independente do seu consumo. Sob certas condições, no entanto, a demanda por L-carnitina excede a capacidade do corpo de produzi-la. A L-carnitina restante deve vir de carne, aves, peixe e produtos lácteos em sua dieta. A deficiência de L-carnitina devido à ingestão inadequada é rara, mesmo entre os vegetarianos. No entanto, crianças que ainda estão se desenvolvendo e mulheres grávidas podem se beneficiar de suplementos dietéticos.
Síntese
A síntese de L-carnitina requer a presença de seis moléculas diferentes. Dois deles são aminoácidos - os componentes químicos das proteínas. Os outros quatro são ferro, vitamina B6, niacina e vitamina C, também conhecidos como ácido ascórbico. A vitamina C contribui para a função de duas importantes enzimas que desempenham um papel na biossíntese da L-carnitina. Enzimas são tipos especiais de proteínas que facilitam reações químicas. Neste caso, eles convertem o aminoácido lisina em L-carnitina através de um processo que abrange uma série de "moléculas intermediárias" para preencher a lacuna.
O consumo de vitamina C está intimamente associado com Produção e excreção de L-carnitina. Embora a vitamina C não seja o único nutriente necessário para este processo, sua ausência pode prejudicar grandemente a criação de L-carnitina. Por exemplo, um sintoma precoce de deficiência de vitamina C é a fadiga. De acordo com o Instituto Linus Pauling, os especialistas acham que isso pode estar relacionado a uma diminuição na síntese de L-carnitina.
As principais fontes alimentares de vitamina C incluem laranjas, pimentas, melancia, mamão , toranja, melão, morangos, kiwi, manga, brócolis, tomate, couve de Bruxelas, couve-flor, repolho e sucos de frutas cítricas. Por causa da maneira em que seu corpo obtém L-carnitina, o consumo de vitamina C é mais importante para a sua produção do que a ingestão de L-carnitina de sua dieta. Evidências sugerem que uma deficiência leve de vitamina C é comum, mas problemas sérios são raros em países industrializados.