casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que a glutamina faz pelos seus músculos?

A glutamina é o aminoácido mais abundante no organismo. Tem várias funções nos processos fisiológicos e é muito importante para a saúde. Um papel de interesse especial é a relação entre glutamina e massa muscular. Normalmente, a glutamina pode ser obtida em quantidades adequadas a partir da dieta e a suplementação não é necessária. No entanto, em alguns casos, a suplementação de glutamina pode ser benéfica. Glutamina Glutamina é considerada um aminoácido condicionalmente essencial. Em situações normais, a glutamina pode ser sintetizada no corpo em quantidades adequadas e não é necessária na dieta. No entanto, em casos de doença grave ou lesão, a glutamina se torna um aminoácido essencial, portanto a suplementação da dieta é necessária. Glutamina é sintetizada no corpo a partir de glutamato e amônia pela enzima glutamina sintetase e armazenada na musculatura.

Glutamina e massa muscular A quantidade de reservas de glutamina que podem ser liberadas quando necessário está diretamente relacionada à glutamina. massa muscular. Quanto maior a massa muscular, maior a quantidade de reserva de glutamina que está disponível para processos fisiológicos. Isso se torna importante em doenças ou lesões graves, porque os níveis de glutamina diminuem no corpo durante períodos de estresse. Indivíduos com maior massa muscular podem ter uma capacidade aumentada de resistir ou recuperar de doença, estresse ou lesão. Uma deficiência de glutamina está relacionada com a perda de massa muscular. Em doenças que causam desgaste muscular, como câncer e AIDS, a suplementação dietética de glutamina pode ser benéfica. Além disso, a glutamina em altas doses pode estar relacionada a uma produção aumentada de hormônio de crescimento, que pode aumentar a massa muscular.

Fontes alimentares de glutamina

Além de ser sintetizada no corpo, a glutamina também pode ser encontrado em alimentos como trigo, feijão e proteínas isoladas. A glutamina é responsável por 6 a 9% das proteínas da soja e do leite. A glutamina também é encontrada em barras e bebidas nutricionais.

Doses orais de glutamina

A dosagem diária usual para a glutamina administrada oralmente está relacionada com o peso corporal. Normalmente, a dosagem é de 0,5 a 0,57 glutaminas por quilograma de peso corporal. No entanto, as dosagens de glutamina por via oral podem variar de 5 glutaminas por dia a 40 glutaminas por dia. Doses superiores a 40 glutaminas por dia podem não ser benéficas. Doses mais altas de glutamina por via oral só devem ser usadas em situações em que há uma pequena quantidade de glutamina na dieta disponível e uma alta necessidade. A glutamina só deve ser tomada em doses elevadas, se indicado, e deve ser supervisionada por um médico.