A tiamina, mais comumente chamada de tiamina, também é popularmente conhecida como vitamina B-1 ou aneurina. Foi identificado pela primeira vez na década de 1930, tornando-se um dos primeiros compostos naturais a ser considerado uma vitamina. A tiamina pode ser encontrada naturalmente em alimentos como carne bovina, carne de porco, nozes, legumes, aveia e cereais integrais, e alimentos como arroz branco e farinha branca são muitas vezes enriquecidos com tiamina. A tiamina desempenha um papel importante nas funções diárias do seu corpo, mas infelizmente o corpo humano não armazena bem a tiamina, por isso é necessário consumir alimentos ricos em tiamina ou suplementos para se manter saudável.
Heart Health
Tiamina é essencial para a saúde cardíaca do corpo. A deficiência severa de tiamina, conhecida como beribéri, pode prejudicar a função cardíaca. Quando apanhado, o beribéri é tratável. Se não for verificado por muito tempo, no entanto, o beribéri pode eventualmente causar insuficiência cardíaca congestiva.
Metabolismo
Algumas enzimas do corpo não podem operar sozinhas, e tiamina, na forma de pirofosfato de tiamina ou pirofosfoquinase de tiamina, ajuda estas enzimas a funcionar. Mais notavelmente, a tiamina interage com as coenzimas relacionadas às mitocôndrias das células, que controlam como seu corpo converte os alimentos em energia. Conseqüentemente, essas relações de coenzima afetam diretamente a forma como você metaboliza seus alimentos, especialmente os carboidratos.
Estudos sobre a saúde ocular na Austrália e nos Estados Unidos descobriram uma ligação potencial entre a tiamina e a saúde ocular. Em um estudo com 2.900 homens e mulheres, publicado na edição de março de 2000 da "Opthamology", os participantes que tinham mais tiamina em seus sistemas eram 40% menos propensos a desenvolver catarata nuclear do que aqueles que tinham menos tiamina. Além disso, a edição de abril de 2005 da Archives of Opthamology relata um estudo com 408 mulheres americanas em que se determinou que quantidades maiores de tiamina no corpo levavam a uma progressão mais lenta da opacificação da lente ou turvação da lente do olho. Mais estudos serão necessários para cimentar esta conexão entre tiamina e saúde ocular.
A saúde mental
A tiamina é um elemento importante da saúde mental. A deficiência de tiamina pode, em algumas pessoas, levar a um tipo de demência conhecida como síndrome de Wernicke-Korsakoff. Essa síndrome inclui confusão, deficiência visual, ataxia, coma, hipotensão, estupor, distúrbio de memória e hipotermia, e a maioria dos sintomas pode ser curada se for detectada precocemente. Infelizmente, a função de memória raramente é completamente curada.