O corpo produz e ingere substâncias químicas voláteis chamadas radicais livres. Nós respiramos estes do ar e os adquirimos quando expostos à radiação. Os radicais livres também são um subproduto da conversão de alimentos em energia. Uma vez no corpo, os radicais livres são destrutivos. Eles alteram a estrutura e a função celular. Eles iniciam processos de doença e danificam o DNA, ou material genético das células, interrompendo assim a função celular normal e saudável. Os antioxidantes são substâncias, ingeridas a partir de alimentos que previnem os danos dos radicais livres no corpo, de acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard.
Antioxidantes
Os antioxidantes estão presentes nos alimentos e muitas substâncias atuam como antioxidantes. Estes incluem vitamina E, vitamina C, vitamina A, beta-caroteno, luteína, selênio, manganês, licopeno, coenzima Q10, glutationa, ácido lipóico e flavonóides vegetais, fenóis, fitoestrogênios e polifenóis, de acordo com o Medline Plus e da Harvard School of Public. Saúde.
Radicais Livres
A menor partícula do corpo é um átomo. Quando os átomos se juntam, as moléculas se formam. Quando as moléculas se unem, elas criam tecidos corporais. Circulando em torno de átomos são elétrons, pequenas partículas carregadas eletricamente que atuam como um imã para atrair outros átomos. Os radicais livres não possuem a quantidade normal de elétrons; portanto, eles roubam elétrons de átomos normais e saudáveis. Quando os radicais livres roubam elétrons, isso danifica as células do corpo, de acordo com Dr. Gerard Tortora e Dr. Bryan Derrickson e da Escola de Saúde Pública de Harvard.
Efeitos antioxidantes
Os radicais livres danificam os tecidos do corpo roubando elétrons dos átomos que constituem os tecidos. Antioxidantes fornecem os radicais livres com elétrons, protegendo os tecidos do corpo dos danos causados pelos radicais livres, de acordo com a Universidade Estadual da Pensilvânia. O corpo naturalmente produz radicais livres ao converter alimentos em energia. Os radicais livres resultam principalmente de uma dieta rica em gorduras animais, conservantes e aditivos alimentares e refrigerantes. Os radicais livres também entram no corpo da poluição do ar, fumaça de cigarro, radiação, estresse, infecções e poluentes ambientais, como pesticidas, diz Universidade Clemson.
Fontes antioxidantes
Os principais alimentos ricos em antioxidantes incluem blueberries, feijão , cranberries, amoras, alcachofras, ameixas, morangos, framboesas, nozes, maçãs e batatas. Frutas e vegetais que são naturalmente verde-escuro, vermelho, laranja, amarelo, azul ou roxo são tipicamente ricos em antioxidantes. Os antioxidantes também estão disponíveis na forma de suplemento, de acordo com a Universidade de Clemson.
Efeitos na Saúde dos Antioxidantes
Danos nos radicais livres podem causar câncer, doença de Alzheimer, doenças cardíacas e perda de visão. Embora estudos científicos não tenham vinculado os benefícios do consumo de antioxidantes a processos estabelecidos de doenças, o consumo de frutas e vegetais ricos em antioxidantes é benéfico para a prevenção de doenças, segundo a Escola de Saúde Pública de Harvard.