casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que é a vitamina Q10?

Você pode conhecer a vitamina Q10 pelo seu nome mais comum, coenzima Q10, ou mais simplesmente como CoQ10. Tecnicamente, não é uma vitamina, mas é vital para o seu bem-estar. Seu corpo precisa de coenzima Q10 para produzir energia. Enquanto alguns alimentos contêm coenzima Q10, seu corpo naturalmente produz uma quantidade suficiente para mantê-lo ativo e saudável.

Essencial para energia

Coenzima Q10, ou ubiquinona, é uma substância solúvel em gordura encontrada dentro de cada célula em seu corpo, onde tem um papel essencial no processo que gera energia. Também é usado para fabricar antioxidantes, que protegem as membranas celulares e estruturas dentro das células contra danos causados pelos radicais livres. Porque seu corpo produz, uma ingestão diária recomendada não foi estabelecida. Deficiências são raras e geralmente causadas por um distúrbio genético. A quantidade de coenzima Q10 encontrada nos tecidos diminui à medida que as pessoas envelhecem, mas não se sabe se isso cria uma deficiência, de acordo com o Instituto Linus Pauling.

Potenciais Benefícios à Saúde

Uma revisão de 12 ensaios clínicos publicados na edição de abril de 2007 do "Journal of Human Hypertension" descobriu que a pressão arterial caiu quando as pessoas tomaram 100 a 120 miligramas de coenzima Q10 diariamente. Algumas pesquisas indicam que pode melhorar a função cardíaca em pessoas diagnosticadas com insuficiência cardíaca congestiva. Outros estudos, no entanto, não encontraram melhorias, portanto, mais pesquisas são necessárias para verificar seu potencial, de acordo com a New York University. Pesquisa concluída no momento da publicação indica que a coenzima Q10 não melhora o desempenho atlético em pessoas saudáveis, de acordo com o Instituto Linus Pauling.

Fontes de Alimentos

Alguns alimentos contêm naturalmente coenzima Q10. Você também precisa de dois nutrientes - proteínas e vitamina B-6 - para que seu corpo produza uma quantidade suficiente da coenzima. Carne de vaca, aves e peixes são boas fontes de coenzima Q10, assim como os aminoácidos e a vitamina B-6 que seu corpo precisa para produzir. Outras boas fontes de coenzima Q10 incluem soja, nozes, sementes de gergelim, brócolis, couve-flor, laranjas, morangos e ovos. Você também receberá vitamina B-6 de cereais enriquecidos, nozes, bananas, espinafre, batata e abóbora.

A dose suplementar para a coenzima Q10 varia de 30 miligramas a 300 miligramas por dia, de acordo com a New York University. Menos de 10 por cento da coenzima Q10 dos suplementos é realmente absorvida, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Você pode aumentar sua absorção tomando suplementos com uma refeição que inclua algumas gorduras. Doses acima de 100 miligramas por dia são normalmente divididas em duas ou três doses menores.

A maioria das pessoas tolera CoQ10 suplementar sem problemas, mas efeitos colaterais leves, como náuseas, vômitos e diarréia, às vezes ocorrem. Você também pode sentir perda de apetite ou desenvolver uma erupção cutânea. Não tome suplementos de coenzima Q10 se tiver pressão baixa ou tomar medicamentos para baixar a pressão arterial. Coenzima Q10 pode interferir com outros medicamentos prescritos, especialmente alguns usados para tratar o câncer e coagulação do sangue. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos.

, , ] ]