A vitamina B-6 contém seis compostos que trabalham com o fígado para fornecer ao corpo funções essenciais. Também chamado de piridoxina, este nutriente é apenas uma das vitaminas B responsáveis pelo metabolismo saudável e proteção contra doenças. Como esse é um nutriente essencial, é útil saber que muitos alimentos diários são considerados fontes ricas de vitamina B-6.
Fontes abundantes
A vitamina B-6 está disponível em vários alimentos. Entre as maiores fontes estão os flocos de farelo, grãos integrais, carne bovina, carne branca de aves, presunto e grão de bico. Outras fontes incluem bananas, batatas, alabote, arenque, carne de aves escuras, feijão preto e melancia. Dada a grande variedade de fontes, a vitamina B6 é relativamente fácil de incorporar em sua dieta. No entanto, casos raros de deficiência ainda podem ocorrer. A falta de alimentos ricos em vitamina B-6, abuso de álcool e medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, estão entre algumas das causas.
Metabolismo de proteínas e gorduras
A piridoxina trabalha com o fígado para criar enzimas que funcionam no metabolismo de proteínas e gorduras. Sem vitamina B6, seu corpo não pode criar aminoácidos não essenciais, os blocos de proteína, por si só, o que significa que você teria que recuperá-los através da comida. Além disso, a piridoxina ajuda a recuperar a glicose de aminoácidos. A vitamina B6 também metaboliza lipídios lipídicos dentro do fígado.
Células sanguíneas saudáveis dependem de vários processos, incluindo os alimentos que você come. A vitamina B-6 ajuda esta função sintetizando hemoglobina nos glóbulos vermelhos para apoiar a produção e transporte de oxigénio. O transporte de oxigênio no sangue não apenas ajuda todos os órgãos a funcionar adequadamente, mas também ajuda a manter os níveis de energia.
Prevenção de Doenças a Longo Prazo Possível Uma dieta balanceada com alimentos contendo vitamina B-6 pode ajudar a prevenir doenças associadas com deficiência a longo prazo, incluindo anemia de alterações na formação de glóbulos vermelhos, doença hepática, doença de Crohn e artrite. A deficiência de vitamina B-6 também pode aumentar os níveis de aminoácidos da homocisteína, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
Quantidades Diárias Recomendadas
“Discovering Nutrition” recomenda que adultos entre 19 e 50 ingerem 1,3 miligramas de vitamina B-6 todos os dias. Os adultos mais velhos precisam de um pouco mais de vitamina para apoiar as mudanças associadas ao envelhecimento natural. Mulheres com mais de 50 anos devem tomar 1,5 miligramas, enquanto homens da mesma idade precisam de 1,7 miligramas de vitamina B-6. Se o seu médico suspeitar de uma deficiência da vitamina, mudar suas escolhas alimentares pode ajudar.
, , ] ]