casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Brain Foods: Suplementos e Vitaminas

A função cerebral é influenciada pela nutrição. Certas condições e doenças do envelhecimento são encontradas em pessoas com baixos níveis de nutrientes específicos. Ao adicionar vitaminas e suplementos às dietas de pessoas saudáveis, o início de algumas doenças relacionadas à idade poderia ser retardado ou evitado por completo.

O cérebro

O cérebro humano é um órgão complexo que controla o nosso corpo ao receber, analisar e armazenar informações. Por causa do cérebro, podemos pensar, sentir, ver, ouvir, saborear, cheirar e se mover. O cérebro humano médio, que pesa cerca de 3 quilos, é composto de 40% de substância cinzenta e 60% de substância branca. Média de apenas 2 por cento do peso do corpo, o cérebro usa 20 por cento do suprimento de oxigênio e 20 por cento do fluxo sanguíneo. O cérebro e a medula espinal compõem o sistema nervoso central, que é bastante frágil e precisa de proteção contra doenças ou danos. A barreira hematoencefálica protege o cérebro da intrusão de produtos químicos do resto do corpo.

Deficiências e doenças

Embora as causas precisas da doença de Alzheimer, uma forma de demência, sejam desconhecidas, a pesquisa sobre a doença revela a influência de algumas deficiências de vitaminas e minerais. Os pacientes com Alzheimer tendem a ter baixos níveis de B-12 e zinco. Vitaminas do complexo B são necessárias para o funcionamento cognitivo. As vitaminas antioxidantes A e E também são baixas nos pacientes com Alzheimer. Antioxidantes atuam como catadores de radicais livres para ajudar a reparar o dano oxidativo. Deficiências de selênio, potássio e boro também foram observadas. A Associação de Alzheimer explica que o consumo de uma dieta saudável ajudará você a obter uma ingestão adequada dessas vitaminas cerebrais essenciais, juntamente com outros nutrientes necessários para sua absorção adequada.

O Transtorno de Déficit de Atenção, caracterizado por desatenção e hiperatividade, é mais prevalente em pessoas sem ácidos graxos essenciais suficientes. Proteína adequada é necessária para produzir neurotransmissores no cérebro a partir de aminoácidos. Crianças com TDAH são muitas vezes carentes do aminoácido L-glutamina, um precursor do GABA, um neurotransmissor calmante.

Brain Foods ELDR.com, um site para pessoas com mais de 60 anos, recomenda beber pelo menos dez copos de água por dia, observando que a desidratação aumenta os níveis de hormônio do estresse e pode causar sérios danos cerebrais. Em seguida é peixe, que contém o ácido graxo ômega-3, DHA. Os ácidos graxos ômega-3 também são encontrados em nozes, sementes de abóbora e sementes de linho. A falta de ômega-3 tem sido associada à diminuição do desempenho intelectual e à demência. Frutas e vegetais ricos em antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres. Bagas, espinafre, couve de bruxelas, brócolis, beterraba, abacate, pimentão vermelho, cereja e kiwi também estão na lista.

Os carboidratos complexos, que fornecem energia e combustível ao cérebro, são encontrados em grãos integrais e amido. vegetais e frutas. O chá verde retarda o acúmulo de depósitos de placa amilóide no cérebro e ajuda o estado de alerta mental. Os ovos são ricos em colina, uma vitamina B que melhora a memória e minimiza a fadiga. Nattokinase menos conhecido vem de soja fermentada e facilita o fluxo sanguíneo em todo o corpo.

Vitaminas

Gary Null, autor de "Power Aging", recomenda vitaminas do complexo B para a produção de energia e hormônio. Ele observa que a ingestão mais alta de vitaminas A, C, E e B está relacionada ao melhor desempenho em testes de abstração e visuoespacial. Null cita ainda um artigo em "Archives of Internal Medicine", que conclui problemas de memória e neuropatia são melhoradas com injeções B-12 ou suplementação.

Null também observa um estudo realizado por pesquisadores na divisão de bioquímica e biologia molecular na Universidade da Califórnia sobre acetil-L-carnitina e ácido alfa-lipóico em ratos idosos. Quando tomados em conjunto, eles melhoraram o desempenho em tarefas de memória, melhorando a função mitocondrial e diminuindo o dano oxidativo.

Suplementos

Life Extension recomenda os seguintes suplementos para melhorar a função cerebral saudável. A vinpocetina, um extrato da planta pervinca, tem sido usada em todo o mundo para tratar déficits cognitivos devido ao envelhecimento normal. O gingko biloba demonstrou ações específicas que combatem os distúrbios vasculares relacionados à idade. Um estudo em larga escala relatado no "Journal of American Medical Association" descobriu que o gingko melhorou o desempenho cognitivo e o funcionamento social em pacientes com Alzheimer precoce. Outras pesquisas apontam para sua função em preservar a função cognitiva em pessoas saudáveis. A fosfatidilserina, um extrato de soja, desempenha um papel importante na manutenção da integridade das membranas celulares do cérebro, ajudando assim o transporte de nutrientes produtores de energia para as células. A CoQ10, administrada em quantidades moderadas, produz profundos efeitos antienvelhecimento no cérebro.