O fósforo é um elemento não metálico encontrado em todo o mundo na forma de rochas de fosfato. O fósforo é vital tanto como nutriente vegetal quanto na nutrição animal e humana, e é o segundo mineral mais abundante no corpo humano. O fósforo funciona sinergicamente com o cálcio para tornar os dentes e ossos saudáveis, ajuda os rins a funcionar de forma eficaz e está envolvido na produção de energia para as células do seu corpo. O elemento
O fósforo é o elemento nº 15 na tabela periódica e foi descoberto em 1669 por Hennig Brand. O fósforo vem em pelo menos quatro tipos principais, chamados alótropos. Estes são fósforo vermelho, branco, amarelo e preto. O fósforo puro é extremamente volátil e não é encontrado por si só na natureza. Em vez disso, o fósforo ocorre naturalmente ligado a outros minerais. Grandes depósitos de fósforo podem ser encontrados na Rússia, no Marrocos e em partes dos Estados Unidos. O fósforo puro pode inflamar-se espontaneamente e o produto químico puro também é altamente venenoso. No entanto, em combinação com outros minerais, é necessário para a vida.
Nutrição Humana
O fósforo é um macro-mineral necessário para a saúde humana. O mineral é usado na produção e manutenção das células do seu corpo. Segundo o USDA, o fósforo representa quase 1% do seu corpo, e 85% dele é encontrado no esqueleto. O fósforo também é usado pelo seu corpo na produção de glóbulos vermelhos e está presente tanto no DNA quanto no RNA. Ele também desempenha um papel fundamental na produção de muitas enzimas e hormônios e equilibra o pH do seu corpo. O fósforo é também necessário para a produção de trifosfato de adenosina, ou ATP. O trifosfato de adenosina é o que alimenta as células do seu corpo e lhe dá energia. O fósforo ajuda a regular e equilibrar outros minerais em seu corpo também.
Balancing Phosphorus
É raro que as pessoas tenham uma deficiência de fósforo porque o mineral está presente na maioria das fontes de alimentos, incluindo fontes animais e vegetais. No entanto, pessoas que têm doenças que interferem na sua capacidade de absorver nutrientes podem desenvolver uma deficiência, e alguns medicamentos também podem esgotar o fósforo do corpo, como os diuréticos. Os sintomas de deficiência de fósforo incluem perda de apetite, perda de peso, dor óssea e rigidez articular, dificuldades respiratórias, fadiga e fraqueza, entre outros. Fósforo excessivo no organismo perturba o equilíbrio de fósforo e cálcio, que é essencial para manter a estrutura óssea saudável. Demasiado fósforo no corpo também pode indicar doença renal.
Fósforo na dieta
O fósforo é encontrado na maioria das fontes alimentares humanas. Nas sementes de plantas, o fósforo está presente como ácido fítico. Amendoins, lentilhas e nozes, como as amêndoas, contêm ácido fítico, mas como os seres humanos não têm uma enzima para liberar fósforo do ácido fítico, apenas cerca de metade do fósforo é biodisponível. Os pães fermentados são uma boa fonte do mineral porque a levedura possui enzimas chamadas fitases que disponibilizam fósforo. Leite, queijo e iogurte são excelentes fontes de fósforo. De acordo com o Instituto Linus Pauling, adultos com 19 anos ou mais devem consumir aproximadamente 700 miligramas de fósforo por dia para atender a sua dose diária recomendada do mineral. Uma dose de 8 onças de iogurte desnatado fornece mais da metade desta RDA. As fontes de carne do fósforo incluem carne de vaca, frango e peixe, bem como ovos. O fósforo também está presente na soda como ácido fosfórico.