Produção de hemoglobina
O ferro é um componente integral da hemoglobina, a molécula de ligação de oxigênio dentro dos glóbulos vermelhos. De fato, o ferro dentro dos glóbulos vermelhos é o que dá ao sangue sua cor. De acordo com o Centro Médico da Universidade da Califórnia, em San Francisco, cerca de 70% das reservas de ferro do corpo dentro dos glóbulos vermelhos e da molécula de hemoglobina. O ferro está dentro de um complexo molecular conhecido como o grupo heme. Cada proteína da hemoglobina pode transportar quatro moléculas de oxigênio para os tecidos e, em seguida, liberá-lo para as células para realizar seus processos metabólicos.
A produção de mioglobina
Mioglobina é outra proteína de ligação ao oxigênio, encontrada principalmente no esquelético músculo e coração. De acordo com o Lab Tests Online, o trabalho da mioglobina é capturar oxigênio dentro das células musculares para uso nos processos metabólicos que geram energia para a contração muscular. A presença de ferro nos músculos lhes confere uma rica aparência marrom. Assim como a hemoglobina, a mioglobina tem um grupo heme em seu núcleo, onde se liga e armazena oxigênio, pronto para uso na geração de energia.
Outros papéis do ferro
O ferro também é importante em outros processos metabólicos. Segundo a Universidade de Washington, a síntese do DNA, o bloco de construção básico de todas as células do corpo, requer ferro. O ferro também é um componente dos neurotransmissores, as substâncias usadas pelas células cerebrais para se comunicar umas com as outras. O ferro faz parte do processo de produção do tecido conjuntivo, as células e o tecido fibroso que forma a “cola celular” do corpo. O ferro também é importante na saúde do sistema imunológico do organismo.
O ferro também é importante na saúde do sistema imunológico do organismo. A deficiência de ferro resulta da ingestão insuficiente de ferro, da incapacidade de absorver ferro do trato digestivo ou da perda excessiva. como no sangramento menstrual intenso. Porque a maioria do ferro vai para a produção de glóbulos vermelhos, a deficiência de ferro resulta em anemia. A anemia ferropriva causa anemia microcítica, na qual o corpo produz menos glóbulos vermelhos, diminuindo sua capacidade de transportar oxigênio. Os sintomas da anemia ferropriva incluem fraqueza, fadiga e palidez.