casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Fisiopatologia da Anemia Perniciosa e Anemia por Deficiência de Ferro

Seus glóbulos vermelhos servem como os principais transportadores de oxigênio por todo o corpo. A disfunção dos glóbulos vermelhos pode levar à anemia, uma condição na qual os tecidos não recebem oxigênio suficiente do seu suprimento de sangue. Embora existam muitos tipos de anemia, dois tipos principais - chamados anemia perniciosa e deficiência de ferro - ocorrem devido a deficiências nutricionais.

Biologia da anemia perniciosa

A anemia perniciosa geralmente se desenvolve como resultado da vitamina B-12, ou cobalamina, deficiência. Pode ocorrer devido ao consumo insuficiente de vitamina B-12 ou devido à má absorção de cobalamina no intestino. A deficiência impede o seu corpo de gerar hemoglobina, a proteína que suporta o transporte de oxigênio na corrente sanguínea. Como resultado, indivíduos com deficiência de vitamina B-12 e anemia perniciosa experimentam disfunção de glóbulos vermelhos, levando à diminuição da oxigenação dos tecidos.

Biologia da anemia ferropriva

Uma deficiência de ferro também pode prejudicar a função da hemoglobina , causando anemia por deficiência de ferro. Cada molécula de hemoglobina contém quatro grupos heme - um complexo molecular que contém um átomo de ferro. Este ferro pode se ligar a moléculas de oxigênio e, portanto, realiza a função primária da hemoglobina no transporte de oxigênio. A falha em consumir ferro suficiente pode prejudicar a produção de hemoglobina, levando à presença de menos grupos heme ativos na corrente sanguínea, uma diminuição subsequente no transporte de oxigênio e anemia.

Sintomas

Anemia perniciosa e anemia ferropriva compartilham sintomas semelhantes, uma vez que ambos os distúrbios levam à diminuição da função da hemoglobina. Os sintomas desses distúrbios incluem irritabilidade, dores de cabeça e tontura devido à diminuição do fluxo de oxigênio para o cérebro. Pessoas que sofrem de qualquer tipo de anemia também podem desenvolver pele pálida, fraqueza ou fadiga. No entanto, a deficiência de ferro leve é muitas vezes assintomática e pode levar a efeitos visíveis apenas quando se transformou em anemia severa.

Tratamentos

Os tratamentos para a deficiência de ferro e anemia perniciosa envolvem tratar a deficiência nutricional subjacente. Indivíduos que sofrem de deficiência de ferro podem tomar suplementos orais de ferro e aumentar sua ingestão de ferro na dieta, enquanto indivíduos que sofrem de anemia perniciosa podem receber injeções de vitamina B-12 ou spray nasal para corrigir a deficiência de vitamina. Se você desenvolver os sintomas de deficiência de ferro ou anemia perniciosa, procure atendimento médico - embora esses sintomas possam indicar deficiências nutricionais, outras causas também produzem sintomas semelhantes à anemia. Consultar um médico permite identificar o distúrbio subjacente e buscar o tratamento correto.

, , ] ]