Evitando a anemia
Um dos benefícios mais importantes do ferro na dieta é a sua capacidade de prevenir e proteger contra a anemia, ou a condição em que o corpo não tem uma quantidade adequada de glóbulos vermelhos saudáveis. Os glóbulos vermelhos são importantes para suprir os tecidos do corpo com oxigênio, e o ferro é um componente-chave da hemoglobina, uma proteína no sangue que transporta oxigênio. O corpo obtém principalmente ferro através de fontes alimentares e de glóbulos vermelhos - níveis inadequados de ferro no corpo impedem que o sangue transporte oxigénio de forma eficaz. O resultado de oxigênio, ferro e glóbulos vermelhos inadequados no corpo pode levar à anemia, que pode resultar em unhas quebradiças, fadiga e fraqueza, vários tipos de câncer ou úlceras pépticas.
Imune Strength
Um dos principais problemas das pessoas idosas é o enfraquecimento do sistema imunológico. De acordo com Robert W. Griffith, MD, os idosos com má nutrição podem sofrer de deficiência de ferro, o que pode levar a infecções e diminuição da resposta imunológica. O ferro na dieta é especialmente benéfico para a saúde das células T e a capacidade dos glóbulos brancos de consumir bactérias.
Muscle Health
De acordo com Maureen Williams, ND, do Bastyr Center for Natural Health, O ferro na dieta pode ajudar a reduzir a fadiga após o exercício. Como o ferro é um elemento essencial da hemoglobina, que transporta oxigênio para outras células do corpo, desempenha um papel importante na produção de energia e na função muscular. Níveis inadequados de ferro no corpo podem dificultar a resistência, aumentar a fadiga e fazer com que os músculos se cansem mais rapidamente.