A pancreatite é a inflamação do pâncreas, uma glândula localizada no abdome superior. O pâncreas secreta enzimas que são úteis na digestão de gorduras, carboidratos e proteínas. A vitamina B-12 é uma vitamina solúvel em água que é importante na produção de glóbulos vermelhos saudáveis e na manutenção de células nervosas saudáveis, de acordo com MayoClinic.com. Pancreatite pode ser causada por uma deficiência de vitamina B-12.
Deficiência de vitamina B12
A vitamina B-12 é absorvida no estômago. Deficiência de vitamina B-12 ocorre devido à falta de fator intrínseco, uma proteína produzida no estômago, de acordo com a Oregon State University. Fator intrínseco ajuda a extrair vitamina B-12 dos alimentos durante a digestão. Fatores que afetam a presença do fator intrínseco incluem cirurgias que removem partes do estômago e o uso de antiácidos por um longo período de tempo. Os pacientes devem ingerir alimentos que contenham vitamina B-12, como carne vermelha, ovos, mariscos, aves e produtos lácteos, a fim de evitar a deficiência de vitamina B-12.
A deficiência de vitamina B-12 leva a uma forma de anemia conhecida como anemia perniciosa, segundo a Oregon State University. Anemia perniciosa afeta os órgãos do sistema digestivo, incluindo o pâncreas, devido à falta de fluxo de sangue rico em oxigênio para os órgãos. Os sintomas de anemia perniciosa incluem fadiga, constipação, diarréia, pele pálida, tontura, falta de ar, língua vermelha e problemas de concentração.
Permanente dano pâncreas
A falta de tratamento da anemia perniciosa pode levar a permanente danos aos órgãos do corpo, como o coração, nervos e órgãos do sistema digestivo, como o pâncreas, de acordo com a Oregon State University. O tratamento da anemia perniciosa envolve injeções de vitamina B12 por toda a vida. Alguns pacientes podem se beneficiar dos comprimidos de vitamina B-12, multivitaminas contendo vitamina B-12 e mudanças na dieta.