O cobre é um mineral essencial encontrado em frutos do mar, carnes de órgãos como fígado, nozes, legumes, frutas e vegetais e a maioria das multivitaminas. Os adultos precisam de cerca de 900 microgramas do mineral diariamente para uma função saudável, e as mulheres que estão grávidas ou amamentando precisam de mais. Funcionando como antioxidante e auxiliando no metabolismo e crescimento celular, o cobre é vital para vários processos corporais, e uma deficiência pode resultar em anemia, desenvolvimento ósseo irregular, função cardíaca irregular e baixa contagem de glóbulos brancos. O cobre desempenha um papel vital no crescimento e desenvolvimento, uma vez que é incorporado em muitas proteínas e enzimas, de acordo com um artigo de 2009 em "The Journal of Biological Chemistry". Como resultado, a ingestão suficiente de cobre é fundamental para bebês e crianças. Proteínas servem como blocos de construção para o tecido corporal, tornando o cobre um ingrediente necessário para a criação, crescimento e manutenção dos ossos, tecido conjuntivo e tecido dos órgãos corporais. Algumas enzimas criadas com o cobre regulam a transmissão nervosa, enquanto outras estão envolvidas na digestão e no metabolismo. O cobre também é responsável pela produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio pela corrente sanguínea. Sem uma ingestão suficiente de cobre, a contagem de glóbulos vermelhos diminui e a eficiência do transporte de oxigênio diminui. O cobre também desempenha um papel que regula a coagulação do sangue.
Metabolic Function
As enzimas metabólicas no corpo precisam de cobre para desenvolver e funcionar adequadamente. Isso faz com que o cobre seja crítico no metabolismo da glicose, que é decomposto em energia e colesterol. Em menor escala, o cobre também desempenha um papel na produção e regulação da energia celular. Além disso, o cobre facilita a absorção de ferro, outro mineral essencial do corpo.
O cobre é um mineral essencial para manter o sistema imunológico saudável, estimulando o sistema a lutar contra a propagação de infecções. cicatrização e reparação de tecidos danificados em todo o corpo. De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisas Biomédicas da Universidade Heinrich-Heine, o mineral também funciona como um antioxidante, eliminando os radicais livres no corpo que, de outra forma, causariam danos permanentes às células. Sua pesquisa foi publicada em um artigo de 2003 no "Journal of Nutrition". Acredita-se também que os antioxidantes desempenham um papel na prevenção de doenças crônicas, como doenças coronarianas e câncer, embora a suplementação de cobre além da quantidade diária recomendada não seja mostrada para prevenir tais doenças e poderia levar à toxicidade do cobre.>
Além de seus papéis essenciais, o cobre tem sido usado como um suplemento dietético para várias condições. Uma ligação entre a deficiência de cobre e a placa amilóide associada à doença de Alzheimer sugere que a ingestão suficiente de cobre pode prevenir ou retardar o declínio cognitivo crônico. Alguns estudos com animais sugerem que a suplementação de cobre pode prevenir e controlar os sintomas de osteoartrite e osteoporose.