A vitamina B12, também chamada de cobalamina, é um nutriente essencial necessário para a produção de células sanguíneas e função normal do sistema nervoso e do trato intestinal. A falta de B12 causa anemia, que é uma deficiência de glóbulos vermelhos que transportam oxigênio. Também pode causar danos nos nervos no cérebro e na medula espinhal. A deficiência de vitamina B12 é geralmente causada por condições que impedem sua absorção pelo intestino delgado. Menos comumente resulta da ingestão inadequada de alimentos, por exemplo, em vegetarianos estritos. Existem várias maneiras de substituir a vitamina em falta.
B12 Formulários
Existem três formas diferentes de B12 que diferem ligeiramente na estrutura química. A cianocobalamina é a forma mais utilizada nos Estados Unidos. A metilcobalamina e a hidroxicobalamina estão disponíveis como suplementos nutricionais, mas raramente são usadas. Não há evidências de que um tipo específico de vitamina B12 seja mais eficaz, de acordo com a revista "Haematologica". Objetivos do tratamento
Os objetivos iniciais do tratamento são corrigir a anemia, substituir as reservas de vitamina B12 do corpo e prevenir danos ao sistema nervoso. Um atraso no tratamento pode resultar em danos irreversíveis ao nervo. Após os níveis de B12 no sangue e no corpo voltarem ao normal, o tratamento é freqüentemente continuado para evitar a deficiência recorrente.
Métodos
A deficiência de B12 é geralmente tratada com doses de vitamina ou comprimidos. As injeções de B12 são administradas em um músculo ou sob a pele, o que evita a absorção intestinal. As pílulas de vitamina B12 são eficazes na maioria das pessoas com má absorção. Desde 1 a 2 por cento de cada dose é absorvida, altas doses fornecem uma quantidade adequada de B12.
B12 também está disponível como um comprimido sublingual colocado sob a língua, um losango e um spray líquido para a boca. Um spray nasal é outra alternativa para pessoas que têm dificuldade em engolir comprimidos. "Gastroenterology" em 1997 mostrou que o B12 é bem absorvido quando usado na forma de spray nasal com um rápido aumento de oito vezes no nível de vitamina.
Dose
A dose e frequência de B12 dependem tanto do método de reposição quanto da causa da deficiência. Um suplemento de 50 mcg corrigirá uma deficiência nutricional. A dose para pessoas com deficiências de absorção é 400 a 500 vezes maior do que a recomendação dietética recomendada ou RDA de 2,4 mcg por dia. Um comprimido contendo 1.000 a 2.000 mcg de B12 é geralmente suficiente. "Blood", publicado em 1998, mostrou que uma pílula de 2.000 mcg tomada diariamente foi tão eficaz quanto os B12.
Os B12 geralmente contêm 1.000 mcg, mas os esquemas iniciais de tratamento variam. As injeções são geralmente dadas diariamente por uma semana, seguidas por uma vez por semana durante um mês e depois mensalmente. Como a resposta é variável, ocasionalmente são necessárias injeções mais frequentes ou doses orais mais altas para manter os níveis normais de vitamina B12. Pessoas com causas irreversíveis de deficiência de vitamina B12 requerem tratamento vitalício.
Considerações
Muitos especialistas recomendam doses iniciais de B12 para uma reposição mais rápida, especialmente em casos graves com sintomas neurológicos. Uma única injeção de 1.000 mcg corrigirá a anemia e armazenamentos de vitaminas parcialmente repletos. Por serem menos absorvidos de forma confiável, as preparações orais e nasais são usadas somente após a correção da deficiência, de acordo com a revista "Blood".
As pílulas B12 são frequentemente preferidas para tratamento a longo prazo porque evitam o desconforto, inconveniência e custo de injeções mensais. Para outros, no entanto, uma injeção mensal é mais fácil do que lembrar uma medicação diária. As pessoas podem ser ensinadas a se injetarem, o que permite o tratamento em casa.
Os comprimidos de liberação prolongada que liberam B12 lentamente durante três a seis horas podem não ser tão bem absorvidos. Preparações mais recentes de B12, como comprimidos sublinguais, pastilhas e sprays nasais, não foram adequadamente estudadas, especialmente para correção de deficiência severa ou tratamento a longo prazo.
Efeitos colaterais
B12 não tem efeitos tóxicos mesmo em doses muito superiores às recomendadas. Por ser uma vitamina solúvel em água, qualquer excesso não usado pelo corpo é excretado na urina. Os efeitos colaterais são raros com tiros ou comprimidos. Dor ou queimação no local da injeção é incomum com pequenas agulhas. Prurido, erupções cutâneas e urticária ocorrem raramente com injeções. Reações alérgicas são possíveis com todas as formas de vitamina B12 e ocasionalmente o conservante usado em injeções.