A anemia ocorre de várias formas, com alguns tipos apresentando problemas de saúde maiores do que outros. Um dos principais sintomas da anemia é a fadiga, o que pode dificultar o exercício. O exercício regular, no entanto, pode desempenhar um papel vital no tratamento da anemia e encoraja uma vida longa e saudável. Converse com seu médico sobre o tipo de programa de exercícios que você deve tomar se tiver anemia.
Anemia
A anemia é uma doença potencialmente grave que reduz a quantidade de glóbulos vermelhos saudáveis que o organismo produz. As células contêm hemoglobina, o que lhes permite transportar oxigênio através de seu corpo e entregá-lo ao tecido. A hemoglobina é uma proteína feita de ferro e é produzida na medula óssea. Uma deficiência de ferro reduz a quantidade de oxigênio que pode ser transportada pelas células vermelhas do sangue e pode resultar em anemia. Além da anemia por deficiência de ferro, os outros tipos incluem anemia de doenças crônicas, como câncer ou HIV /AIDS; anemia falciforme; e anemia por deficiência de vitamina.
Sintomas A fadiga é talvez o sintoma mais comum e perceptível da anemia, ou seja, devido à falta de oxigênio que seus músculos estão recebendo. Pele pálida, dor no peito, tontura, falta de ar, batimento cardíaco irregular, mãos e pés frios, dores de cabeça e problemas cognitivos são outros sintomas típicos da anemia. A gravidade da anemia pode variar muito e tornar os sintomas quase imperceptíveis durante os estágios leves da doença. A anemia pode ser temporária ou de longo prazo. No entanto, à medida que a anemia se agrava, os sintomas se tornam aparentes. Exercitar-se com anemia pode ser difícil, considerando que a fadiga é um sintoma primário. Exercício físico O exercício físico regular é importante para a saúde geral e deve fazer parte de sua rotina diária, independentemente do tipo de anemia em que você vive. com. Consulte o seu médico para determinar a intensidade adequada do exercício e o tipo de atividade física em que você pode se envolver. Desenvolva um programa com base no seu nível geral de condicionamento físico e capacidade de realizar atividades físicas. É muito provável que o seu médico não recomende atividades extenuantes que possam cansá-lo facilmente. As demandas do seu corpo por oxigênio durante exercícios intensos podem causar tonturas ou perda de consciência.
Mulheres e anemia
As mulheres tendem a ter um risco maior de desenvolver anemia devido a eventos como períodos intensos e gravidez . Atletas do sexo feminino que praticam exercícios intensos regularmente têm também um risco maior de se tornar anêmicas. No entanto, exercícios aeróbicos, como natação, corrida e ciclismo, podem ajudar mulheres anêmicas a lidar melhor com a condição. De acordo com o SportsDoctor.com, o exercício aeróbico permite que os glóbulos vermelhos sejam entregues de forma mais eficiente ao tecido muscular, mas também provoca uma diminuição geral da hemoglobina, devido à diluição dos glóbulos vermelhos no plasma. A chave para se exercitar com anemia é encontrar exercícios apropriados que não drenem toda a sua energia, mas que ainda ofereçam benefícios aeróbicos e anaeróbicos.