Se você tem mais de 14 anos e não está grávida ou amamentando, os profissionais de saúde com MayoClinic.com recomendam que você consuma pelo menos 2,4 microgramas de vitamina B-12 por dia. Este nutriente essencial, solúvel em água, influencia a forma como o cérebro funciona e também ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos e ADN.
Sem efeitos secundários
A vitamina B-12 é uma vitamina solúvel em água, o que significa que Os níveis excessivos desse nutriente são excretados do corpo em sua urina, em vez de serem armazenados em seus tecidos ou órgãos. Conseqüentemente, se você ingerir níveis anormalmente altos de vitamina B-12, é improvável que você experimente os efeitos colaterais, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos.
Alimentos fontes de vitamina B-12
Consumindo produtos de carne, tais como carne, frango ou peixe, podem ajudar a garantir que seu corpo receba suficiente vitamina B-12 para funcionar normalmente. Três onças de picanha grelhada fornece 2,4 microgramas de vitamina B-12, segundo o relatório ODS. Fontes adicionais de vitamina B-12 incluem produtos lácteos, como iogurte, queijo e leite, e cereais matinais fortificados.
Sintomas de baixos níveis de vitamina B-12
Baixos níveis de vitamina B-12 podem ser o resultado de uma condição médica chamada anemia perniciosa. Se você tem esse tipo de anemia, seu corpo é incapaz de absorver níveis suficientes de vitamina B12 dos alimentos que ingere. Quando isso ocorre, seu corpo é incapaz de produzir glóbulos vermelhos suficientes. Os sintomas da anemia perniciosa incluem fadiga, fraqueza, perda de memória e problemas digestivos, alerta o National Heart Lung Blood Institute. Converse com seu médico se você desenvolver sintomas de baixos níveis de vitamina B-12. O seu médico pode recomendar o tratamento com uma forma oral ou injectável de um suplemento de vitamina B-12.