A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel derivada de carotenóides provitamínicos e retinóides pré-formados. Você pode obter retinóides de sua dieta comendo alimentos de origem animal, como laticínios, ovos, rins e fígado. Você também pode obter vitamina A por consumir alimentos ricos em beta-caroteno, como cenouras e vegetais amarelos ou escuros.
Funções fisiológicas
A vitamina A ajuda os olhos a se adaptarem às mudanças de luz. De acordo com a Colorado State University Extension, também desempenha um papel vital no desenvolvimento dos dentes, regulação do sistema imunológico, expressão gênica, divisão celular, crescimento e reprodução óssea. Além disso, a vitamina A mantém seus pulmões, garganta, nariz, olhos, pele e boca hidratados. Se você tem quantidades suficientes de vitamina A, você pode reduzir suas chances de desenvolver alguns tipos de câncer. A dose diária recomendada é de 900 microgramas por dia para homens e 700 microgramas por dia para mulheres.
Estágios de deficiência
As manifestações clínicas da deficiência de vitamina A ocorrem em etapas. No estágio inicial da deficiência, você sofrerá de cegueira noturna e talvez não consiga enxergar adequadamente em uma sala mal iluminada. Se a deficiência avança, você não verá nada com pouca luz. Neste ponto, você deve consultar seu médico, ou então você pode desenvolver conjuntiva de xerose. Sua conjuntiva, o revestimento sob as pálpebras que cobre o branco do olho, será pigmentada, espessa, seca e enrugada. Nesta fase, seus globos oculares ganham uma aparência nebulosa. Se a secura se espalhar ainda mais, sua córnea ficará nebulosa e sem brilho. Nesse ponto, você está sofrendo de córnea por xerose e precisa obter atenção médica, ou então desenvolverá ceratomalácia, uma ulceração da córnea.
Rumo à cegueira
A deficiência grave de vitamina A culmina em keratomalacia, uma condição que afeta ambos os olhos. Nesse estágio, sua córnea fica extremamente macia e os olhos ficam enrugados e nublados. À medida que a deficiência avança, manchas espumosas começam a se formar sobre o branco dos olhos. Se você não receber tratamento, sofrerá uma infecção que pode romper sua córnea. Como o tecido do olho continua a degenerar, você logo ficará cego. A ceratomalácia e a falta de vitamina A adequada na dieta são as principais causas de cegamento em algumas economias em desenvolvimento. Se você está vivendo no mundo desenvolvido, você pode desenvolver keratomalacia como resultado de má absorção e transporte de vitamina A, devido a doenças como colite ulcerativa, doença celíaca, doença hepática ou fibrose cística.
Tratamento Médico
No momento em que seu médico diagnostica você com deficiência de vitamina A, ela provavelmente lhe dará uma dose oral de vitamina A. Caso você também esteja experimentando diarréia ou vômito persistente, uma injeção intramuscular pode ser administrada como um substituto da dose oral. Você pode receber uma dose adicional após uma a quatro semanas.