A vitamina A é um micronutriente lipossolúvel que o organismo utiliza para apoiar as funções da pele, do sistema imunológico e dos tecidos do revestimento. Você obtém vitamina A de alimentos derivados de animais. Legumes coloridos e alguns tipos de frutas lhe fornecem beta-caroteno e outros precursores químicos que o corpo converte em vitamina A. A deficiência de vitamina A pode prejudicar sua visão e causar outros sinais de comprometimento da função dos órgãos e dos tecidos.
Seu corpo requer vitamina A para produzir a rodopsina proteica sensível à luz, que permite que seus olhos detectem pouca luz. Se você não consumir quantidades adequadas de vitamina A ou beta-caroteno, a produção de rodopsina diminui e sua capacidade de enxergar com pouca luz diminui. Dirigir à noite pode se tornar difícil e perigoso. A visão noturna reduzida é tipicamente o primeiro sinal de uma deficiência de vitamina A.
Nublado, Olhos Secos Os epitélios são tecidos que cobrem seu corpo ou revestem seus órgãos. A vitamina A suporta o crescimento normal e a manutenção dos tecidos epiteliais em todo o corpo, incluindo os dos olhos. As células epiteliais especializadas cobrem a superfície do globo ocular e alinham as pálpebras. Esses tecidos não funcionam adequadamente se você tiver uma deficiência de vitamina A, causando secura ocular grave ou xeroftalmia. O tecido ocular normalmente claro e úmido torna-se nebuloso e erode, potencialmente levando à cegueira, a menos que você receba tratamento.
Pele grossa e erupções cutâneas A pele precisa de vitamina A para manter o ciclo normal de descamação das células velhas e substituir A deficiência de vitamina A perturba esse processo, levando ao aumento da espessura da pele. Sua pele geralmente parece áspera e seca; pode coçar. As erupções cutâneas também podem se desenvolver.
A palidez e falta de ar da respiração A vitamina A é uma das várias vitaminas e minerais necessários para produzir glóbulos vermelhos. A falta de vitamina A e beta-caroteno em sua dieta pode levar a uma baixa contagem de glóbulos vermelhos, ou anemia. Sinais e sintomas comuns incluem palidez, falta de ar, falta de energia e tornar-se facilmente fatigado quando se esforça.
Infecções Frequentes e Prolongadas
Os revestimentos epiteliais das vias respiratórias, do aparelho digestivo e do sistema urinário não funcionar normalmente quando você não tem vitamina A. Isso pode levar a freqüentes resfriados e infecções nos pulmões, intestinos, rins e bexiga. Seu sistema imunológico também sofre com a deficiência de vitamina A, reduzindo sua capacidade de combater infecções quando elas ocorrem. O tempo necessário para se recuperar de uma infecção, portanto, pode ser maior do que o esperado.
Quanto você precisa? É improvável que você tenha uma deficiência de vitamina A ou falte caroteno dietético, a menos que você esteja profundamente desnutrido ou tem uma condição médica que interfere com a absorção intestinal de vitamina A. A ingestão diária recomendada de vitamina A é de 700 microgramas ou 2.310 unidades internacionais para mulheres e 900 microgramas ou 3.000 UI para homens. Boas fontes alimentares de vitamina A e betacaroteno incluem cenoura, abóbora, espinafre, damasco, melão, fígado de vaca e de frango, ovos, leite e queijo.