casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

A vitamina A e a Spirulina são perigosas?

Desde que a spirulina se tornou um suplemento de saúde popular no final dos anos 1960, os defensores a consideram um superalimento rico em vitamina A, proteína e outros nutrientes. Enquanto pessoas ao redor do mundo crescem e comem spirulina, a maioria delas com segurança, existem alguns riscos possíveis.

Vitamina A e Beta-caroteno

Obter quantidade suficiente de vitamina A é essencial para o crescimento, visão e proteção óssea seu sistema imunológico. A vitamina A é parcialmente responsável pelo crescimento de revestimentos saudáveis ​​nos olhos e nos tratos digestivo, urinário e respiratório. Existem dois tipos básicos: o retinol, encontrado em fontes animais, e os carotenóides, encontrados nas plantas, que o corpo converte em retinol. O beta-caroteno é o carotenóide mais fácil para o corpo para converter. A RDA para vitamina A é de 700 microgramas para mulheres e 900 para homens. Quando você come alimentos com beta-caroteno, seu corpo só converte tanto em vitamina A quanto você precisa. Não há RDA para beta-caroteno, e é considerado seguro, mesmo em grandes quantidades, exceto para fumantes.

Spirulina

A espirulina é um tipo de alga verde-azul cultivada em lagos e fazendas em todo o mundo. Comer alga remonta pelo menos aos astecas, que a secaram em bolos azul-esverdeados. Spirulina contém uma alta concentração de proteínas e é uma boa fonte de vitamina A e ferro. O suplemento também é usado para perda de peso, febre do feno, TPM, diabetes e muitas outras condições, a maioria das quais carece de apoio científico sólido. Pode ser comido seco ou cru, mas contém mais nutrientes na forma seca.

A vitamina A na Spirulina

Spirulina seca é incomum, pois contém vitamina A e beta-caroteno. Meia xícara contém 171 microgramas de vitamina A e 342 microgramas de beta-caroteno. Juntos, isso representa mais da metade da RDA de vitamina A para homens e mulheres. Spirulina crua é muito menos nutritiva, contendo apenas cerca de 16 microgramas de vitamina A.

Precauções

Embora a spirulina seja uma boa fonte de vitamina A, é extremamente improvável que você coma o suficiente para uma overdose. O limite superior tolerável é de 3.000 microgramas, o que significa que você teria que comer perto de 20 xícaras de algas secas, que mesmo os mais ardentes amantes de spirulina encontrariam um desafio formidável. Se você fez isso diariamente ao longo do tempo, você pode enfrentar uma overdose cumulativa de vitamina A, levando à osteoporose, defeitos congênitos e danos no fígado. O que é mais provável é que você possa ter uma condição que não combina bem com a spirulina, ou que você receba um lote contaminado. Se você tem fenilcetonúria ou algum tipo de doença autoimune, não tome spirulina. Se você estiver grávida ou tomando medicamentos, fale com seu médico antes de adicionar suplementos à sua dieta. Compre apenas algas verde-azuladas testadas para as mycrocystins e outros contaminantes. As algas contaminadas podem levar a náuseas, cãibras, danos no fígado e até a morte.