Antioxidantes podem proteger as células dos danos causados por elementos moleculares radicalizados. A American Heart Association sugere que a comida é uma fonte melhor de antioxidantes do que os suplementos antioxidantes para reduzir o risco geral de doenças cardiovasculares. Os Institutos Nacionais de Saúde desenvolveram o antioxidante capacidade de absorção de radicais de oxigênio, ou ORAC, sistema de avaliação para medir a atividade antioxidante em alimentos individuais. O site ORAC Values sugere que alimentos ricos em antioxidantes podem ajudar a proteger contra degeneração e doenças relacionadas à idade.
Ameixas secas
As ameixas contêm os antioxidantes fitonutrientes neoclorogênicos e clorogênicos, e o antioxidante beta-caroteno. De acordo com o site Health Herbal, uma xícara de ameixas fornece 84% do valor diário da vitamina A antioxidante. Passas
Passas estão entre as principais fontes de antioxidantes do Departamento de Agricultura dos EUA. Passas contêm a catequina antioxidante, esteróis vegetais e flavonóides. Antioxidantes de passas podem suprimir o crescimento e a formação de tumores. Segundo o site californiano Rasins, o Instituto do Câncer publicou um estudo indicando que a catequina encontrada em passas reduziu o número de tumores em camundongos em pelo menos 70%.
Blueberries
Segundo o site True Blueberry, USDA pesquisadores da Universidade de Tuft classificaram mirtilos número um em atividade antioxidante em comparação com uma seleção de 40 frutas e legumes.
Blackberries
O site do The Antioxidants Guide sugere que as amoras estão entre as dez principais fontes de antioxidantes. Amoras contêm polifenóis e antocianinas que podem ajudar a prevenir câncer e doenças cardíacas. As amoras são uma fonte rica da vitamina antioxidante C.
Morangos
De acordo com o site World's Healthiest Foods, as antocianinas dão aos morangos um pigmento vermelho e possuem potentes propriedades antioxidantes. Uma xícara de morangos contém 136,1 por cento do valor diário da vitamina antioxidante C.
Framboesas
As framboesas são frutos agregados que fazem parte da família das rosas. De acordo com o banco de dados on-line The Worlds Healthiest Foods, as framboesas contêm o ácido elágico fitonutriente. O ácido elégico contribui com atividade antioxidante nas framboesas. As framboesas têm quase 50% mais atividade antioxidante do que as morangos.
Um artigo de 2009 no Daily Mail chama o “novo super alimento”. O artigo sugere que uma ameixa contém quase a mesma quantidade de ameixas. antioxidantes como um punhado de mirtilos. Phytonutrients em ameixas pode inibir o crescimento do câncer de mama. De acordo com o banco de dados on-line Healthiest Foods do mundo, uma única laranja fornece 116,2 por cento do valor diário para a vitamina antioxidante C. A vitamina C é o seu corpo Vitamina solúvel em água primária que protege o interior e o exterior das células do seu corpo. A vitamina C pode protegê-lo do câncer e suprimir a inflamação e a acumulação de placas de colesterol.