Na próxima vez que você estiver navegando pelo corredor de produtos, procure por vegetais de folhas verdes. Eles fornecem a fonte mais rica de luteína, um nutriente pertencente à família dos carotenóides. Dos 600 carotenóides identificados, a luteína representa um dos dois únicos depositados em grandes quantidades na retina, sendo o outro a zeaxantina. Esta área do olho sensível à luz desempenha um papel crucial na visão adequada. O papel da luteína na saúde ocular é o mais amplamente reconhecido, mas o nutriente também tem outros benefícios.
Propriedades antioxidantes
A luteína age como um antioxidante, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres. Pense em antioxidantes como heróis e radicais livres como vilões. Os radicais livres são átomos instáveis com um ou mais elétrons desemparelhados que vagam ao redor de roubar elétrons de moléculas próximas. O problema é que esse roubo pode danificar células saudáveis. Antioxidantes neutralizam os radicais livres, protegendo contra possíveis danos. A ideia de que os radicais livres contribuem para os efeitos degenerativos do envelhecimento é uma teoria comumente aceita.
Combate à degeneração macular
A degeneração macular relacionada à idade é uma doença ocular que afeta sua visão central. Pode causar visão turva e levar à perda de visão. Dois tipos de DMRI são classificados: seco e úmido, geralmente referido como precoce e tardio. Cerca de 85 por cento dos indivíduos com esta condição têm DMRI seca, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center; No entanto, a DMRI húmida é responsável por 90 por cento da perda grave da visão causada pela doença. Evidências sugerem que uma dieta rica em luteína ajuda a proteger contra a DMA úmida, mas não seca, de acordo com uma revisão sistemática publicada na edição de fevereiro de 2012 do "British Journal of Nutrition."
Protects Against Cataracts | Uma dieta abundante em alimentos contendo quantidades elevadas de luteína pode proteger contra a catarata relacionada à idade, de acordo com uma meta-análise publicada na edição de janeiro de 2014 da revista "Graefe's Archives for Clinical and Experimental Oftalmology". As cataratas são aglomerados de proteína que se formam na lente do olho. Eles geralmente se desenvolvem lentamente à medida que você envelhece e podem interferir na visão, causando manchas e nebulosidade. A revisão encontrou evidências especialmente fortes para a luteína proteger contra cataratas nucleares, que afetam o centro da lente.
Obtendo o seu preenchimento diário
A luteína é abundante em vegetais de folhas verdes, como couve, espinafre, couve ", 3, [[Um consumo recomendado não foi estabelecido, mas estima-se que 5 a 30 miligramas por dia forneçam benefícios, de acordo com o New York University Langone Medical Center. Você pode facilmente obter esse valor de sua dieta. Por exemplo, 1 xícara de couve cozida contém 23,8 miligramas de luteína e uma xícara de espinafre cozido contém 20 miligramas. Estudos mostrando o benefício da suplementação estão faltando, então foque na ingestão alimentar.