casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são os benefícios para a saúde dos carotenóides?

As plantas contêm um número notável de moléculas chamadas fitoquímicos. Seu principal objetivo é participar nos processos metabólicos da planta, mas eles também podem beneficiar a saúde humana quando fazem parte de nossa dieta. Entre esses fitoquímicos estão os compostos chamados carotenóides. Os cientistas acreditam que, entre várias funções, os carotenóides se comportam como antioxidantes, protegendo o corpo dos efeitos nocivos do oxigênio, que podem contribuir para doenças degenerativas.

Antioxidantes

Antioxidantes são substâncias químicas que reagem naturalmente com moléculas chamadas radicais livres. . Os radicais livres têm elétrons extras em torno deles que podem bombardear as moléculas das membranas celulares e levar a danos celulares. Antioxidantes absorvem esses elétrons extras para que suas células não precisem. Os radicais livres podem vir de contaminantes ambientais, mas também se formam como resultado de processos corporais normais.

Tipos e Fontes

Embora existam 600 tipos diferentes de carotenóides encontrados na natureza, os mais comumente estudados são os beta caroteno, luteína, zeaxantina, cantaxantina, beta criptoxantana e licopeno. Eles são responsáveis pelos pigmentos amarelo, laranja e vermelho em muitas frutas e legumes, mas também estão presentes em grandes quantidades em folhas verdes, como espinafre, couve e couve. Cenoura, abóbora e tomate também são exemplos de alimentos que contêm carotenóides. Como alguns carotenóides, como o betacaroteno, podem ser convertidos em vitamina A lipossolúvel, os carotenóides são mais bem absorvidos quando a gordura é ingerida junto com uma refeição rica em carotenóides.

Efeitos antioxidantes da saúde

2013 artigo em "Avanços na Nutrição", o conhecimento atual sugere que os carotenóides, como beta-caroteno são importantes para a saúde dos olhos. Por vezes, são prescritos como suplementos para reduzir o risco de desenvolvimento de uma doença ocular chamada degeneração macular. Além disso, altos níveis dietéticos de carotenóides estão associados a uma redução geral na mortalidade, possivelmente devido à redução do risco de câncer. Os carotenóides realizam essas proezas comportando-se como antioxidantes e mitigando o dano celular que leva à doença degenerativa.

Outras propriedades

Uma propriedade interessante e não antioxidante dos carotenóides, como a luteína e a zeaxantina, é que absorvem certos comprimentos de onda de luz. Esta ação protege os músculos do olho dos danos causados pela luz. Como resultado, a deficiência visual é reduzida e o contraste e a distância da visão são melhorados. Também demonstrou ser eficaz contra a sensibilidade à luz em pessoas que têm protoporfiria eritropoiética, uma doença do sangue que faz com que uma pessoa se queixe de uma erupção cutânea quando exposta ao sol.

Suplementos de beta-caroteno

recomendado cinco porções por dia de frutas e legumes fornece entre 6 e 8 miligramas de beta-caroteno, de acordo com MedlinePlus. O MedlinePlus também recomenda que os carotenóides provenham da dieta, e não de um suplemento, a menos que indicado de outra forma por um médico para uma finalidade específica, e afirma que carotenóides em altas doses, como o betacaroteno, podem na verdade ser prejudiciais. Como sempre, é importante discutir a introdução de qualquer novo suplemento com o seu médico.

, , ] ]