Biotina, também conhecida como vitamina H, pertence a uma categoria de vitaminas conhecida como grupo do complexo B. Embora a biotina tenha sido descoberta em 1927, não foi até 1967, após 40 anos de pesquisa, que a biotina foi reconhecida como uma vitamina. A biotina é considerada um nutriente essencial para os seres humanos porque o corpo não pode sintetizá-la, por isso deve ser obtido através da dieta.
Funções de Biotina
Todas as vitaminas B ajudam o corpo a converter as calorias dos macronutrientes - carboidratos, proteína e gordura - em energia que seu corpo pode usar. Especificamente, a biotina desempenha um papel no metabolismo de carboidratos, gorduras e aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas. A biotina também ajuda a fortalecer o cabelo e as unhas. A vitamina B é especialmente importante durante a gravidez porque permite que o embrião cresça normalmente.
Necessidades de biotina
Necessidades de biotina diferem com base na sua idade. Crianças entre 1 e 3 precisam de 8 microgramas de biotina por dia, enquanto crianças entre 4 e 8 precisam de 12 microgramas por dia. Crianças entre 9 e 13 anos devem consumir 20 microgramas por dia, e adolescentes entre 14 e 18 anos precisam de 25 microgramas por dia. Após a idade de 18 anos, os adultos precisam de 30 microgramas de biotina por dia. As mulheres grávidas também precisam de 30 microgramas por dia, e as necessidades de biotina aumentam para 35 microgramas por dia para mulheres que estão amamentando.
Fontes de Biotina
A biotina está disponível em uma ampla variedade de alimentos, incluindo nozes. legumes, leite, carne, ovos, couve-flor, banana, cogumelos, soja, cereais integrais e cereais. Segundo o Instituto de Medicina, a biotina em cereais pode ser menos biodisponível que a biotina que é ligada à proteína em carnes. As bactérias que vivem no trato intestinal também podem sintetizar um pouco de biotina, ajudando-o a atender às suas necessidades.
Deficiência de biotina
Embora seja rara, a deficiência de biotina é possível. Os sintomas físicos da deficiência de biotina incluem erupções cutâneas e perda de cabelo. A deficiência de biotina também pode levar a sintomas neurológicos, como depressão, dormência e formigamento nas mãos e nos pés, lentidão e alucinações.
A deficiência de biotina geralmente ocorre naqueles que comem muitas claras crus. Uma proteína nas claras denominada avidina se liga à biotina, bloqueando sua absorção e aumentando sua eliminação do corpo. Cozinhar a clara de ovo desnaturaliza a proteína, alterando sua estrutura e inativando-a.
, , ] ]