Embora as vitaminas sejam importantes para a sua saúde, os suplementos vitamínicos e vitamínicos podem causar efeitos colaterais. Alguns suplementos causam efeitos colaterais em doses normais, e outros causam efeitos colaterais em doses excessivas. O cálcio é um mineral que ajuda a controlar o funcionamento muscular e nervoso, bem como a construir ossos e dentes fortes. No entanto, tomar muito cálcio pode causar dores de cabeça.
Overdose de cálcio
A dose diária recomendada de cálcio é de 1.000 miligramas para a maioria dos adultos saudáveis e 1.200 miligramas para adultos com mais de 51 anos, segundo a Harvard Health Publications. . Tomar doses mais elevadas de cálcio ao longo do tempo ou tomar grandes quantidades de cálcio de uma só vez pode causar overdose de cálcio. Os sintomas de overdose de cálcio podem incluir dor de cabeça, dor abdominal, dor óssea, coma, confusão, depressão, diarréia, batimentos cardíacos irregulares, espasmos musculares, náuseas e vômitos.
Efeitos colaterais multivitamínicos
As multivitaminas são excessivas. suplementos de balcão que contêm vitaminas e minerais; você costuma tomá-los uma vez por dia. Certas fórmulas multivitamínicas, incluindo vitaminas pré-natais, contêm o cálcio mineral. Os efeitos colaterais multivitamínicos e pré-natais da vitamina incluem dores de cabeça, náuseas e dores abdominais. Ter níveis elevados de cálcio no sangue e tomar vários suplementos de cálcio ou vitamina D pode resultar em hipercalcemia ao longo do tempo. Altos níveis de cálcio podem interferir nas contrações musculares, nos níveis hormonais e no funcionamento do cérebro. Consulte seu médico se você acha que tomou muito cálcio.
Considerações
Para evitar uma overdose de cálcio, não tome mais do que a dose diária recomendada ou o valor prescrito pelo seu médico. O limite superior tolerável para o cálcio é de 2.500 miligramas por dia, de acordo com a Harvard Health Publications. Ultrapassar esse nível pode resultar em toxicidade de cálcio.