Combinar suplementos de vitamina D e cálcio é uma forma eficiente de apoiar a saúde óssea e prevenir ou tratar a osteoporose. Cientistas da Holanda relatam na revista científica “Best Practice and Research. Endocrinologia Clínica e Metabolismo ”que a vitamina D estimula a absorção de cálcio e pode aumentar a densidade mineral óssea. No entanto, grandes doses dos nutrientes acima podem resultar em constipação, juntamente com outros distúrbios digestivos e neurológicos. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.
Vitamina D e Cálcio
A absorção de vitamina D no intestino provoca a absorção de cálcio. Tanto a vitamina D e cálcio são de suma importância para o metabolismo ósseo. O efeito sinérgico entre esses dois nutrientes desempenha um papel importante na manutenção da saúde óssea. Contanto que você mantenha sua ingestão diária para ambos os nutrientes dentro das doses recomendadas, você pode desfrutar de todos os benefícios de saúde que eles têm para oferecer. No entanto, grandes doses de cálcio, vitamina D ou ambos podem resultar em níveis anormalmente elevados de cálcio no sangue, uma condição também conhecida como hipercalcemia.
Níveis elevados de cálcio no sangue
Muitas condições podem aumentar o seu nível de cálcio no sangue níveis. A Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA relata que a insuficiência da glândula adrenal, insuficiência renal, certos tipos de câncer e hipertireoidismo podem causar hipercalcemia. Quantidades excessivas de vitamina D ou cálcio também podem causar o aumento dos níveis de cálcio. A constipação é um sintoma importante desta condição; perda de apetite, dor abdominal e úlcera péptica também são comuns. Os sintomas neurológicos incluem confusão, demência e perda de memória.
Constipação
A constipação é definida como movimentos intestinais pouco frequentes, geralmente combinados com a passagem difícil de fezes. Se você visitar o banheiro menos de três vezes por semana e suas fezes são duras e secas, provavelmente você está sofrendo de constipação. Exceto para grandes doses de vitamina D e cálcio, existem mais fatores que podem causar uma desaceleração intestinal, tais como quantidades inadequadas de fibras e água em sua dieta, síndrome do intestino irritável, falta de exercício, bem como certos medicamentos.
No caso de constipação causada por grandes doses de suplementos de vitamina D e cálcio, pare de tomar seus suplementos e reduza também sua ingestão dietética de cálcio. Além disso, mudanças simples no estilo de vida, como fazer mais exercícios, ingerir mais líquidos e ingerir uma dieta rica em fibras, podem ajudar a aliviar a constipação mais rapidamente. A Escola de Saúde Pública de Harvard relata que, embora a vitamina D seja tóxica, são necessárias doses maciças da vitamina para chegar a esses níveis. Você pode estar em maior risco se você tiver problemas hepáticos ou renais ou se você tomar um diurético do tipo tiazídico, de acordo com a Cleveland Clinic. Se sua constipação persistir, apesar das correções acima, consulte seu médico. Além disso, sintomas como sangue nas fezes, dor abdominal ou retal intensa e perda de peso inexplicável devem ser tratados pelo seu médico o mais rápido possível.
Prevenção
Informe seu médico antes de começar a tomar qualquer vitamina. D ou suplementos de cálcio. Permanecer dentro da dose diária recomendada de cálcio e vitamina D pode protegê-lo de quaisquer efeitos adversos. O Instituto Linus Pauling recomenda 600 unidades internacionais de vitamina D e 1.000 miligramas de cálcio para adultos saudáveis por dia. As mulheres devem aumentar sua dose de cálcio para 1.200 miligramas após os 50 anos e homens após os 71 anos de idade. Da mesma forma, a dose recomendada de vitamina D para idosos com mais de 71 anos é de 800 unidades internacionais.