casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Três Funções dos Íons de Cálcio no Sangue

Quase todo o cálcio do seu corpo é armazenado no osso. Mas a pequena quantidade que circula na corrente sanguínea é desproporcionalmente vital para a fisiologia normal. Cerca de metade deste cálcio circulante é "ionizado", o que significa que ele carrega cargas elétricas. O cálcio ionizado participa no disparo das células musculares e nervosas, promove a coagulação do sangue e previne o esgotamento da massa óssea. (Veja Referências 1)

Cálcio Ionizado e Função Celular

O papel mais importante do cálcio no sangue é circular e estar disponível para os tecidos. Cada célula do corpo usa cálcio, mas certas células "excitáveis", como as células do coração, as células musculares e os neurônios, são particularmente dependentes do cálcio para sua função. Essas células excitáveis ​​exigem que o cálcio se contraia ou envie impulsos.

Essas células funcionam devido à enorme diferença na concentração de cálcio entre o exterior e o interior da célula, e também entre diferentes compartimentos dentro da célula. Células musculares, nervosas e cardíacas usam essa "tensão de cálcio" para contração e transmissão neural. Quando o cálcio ionizado se desvia fora de um intervalo estreito, desenvolvem-se sintomas neuromusculares e cardíacos graves, incluindo espasmo, fraqueza, confusão, convulsões e distúrbios do ritmo cardíaco. O cálcio ionizado e a cascata de coagulação

A coagulação sanguínea é um complexo bioquímico processo envolvendo plaquetas e dezenas de proteínas. A ativação de plaquetas aciona uma "cascata" de várias etapas que produz um "trombo" ou coágulo. O cálcio está envolvido em várias etapas nesta cascata, incluindo a ativação das próprias plaquetas. A coagulação é tão dependente do cálcio que os bancos de sangue adicionam ácido cítrico rotineiramente ao sangue depositado para se ligar ao cálcio ionizado e impedir que o produto coagule antes de poder ser usado.

Cálcio ionizado e massa óssea

Cálcio ionizado no cérebro o sangue é tão vital que o corpo não pode permitir que ele flutue. O equilíbrio preciso de cálcio é mantido pela ingestão dietética, absorção intestinal, excreção na urina e transporte de cálcio para e do esqueleto.

O esqueleto é o reservatório de cálcio do corpo, contendo 99% das reservas corporais. Isso significa que, se o cálcio no sangue começar a cair, o organismo pode corrigir o déficit reabsorvendo uma pequena fração do tecido ósseo. Na verdade, esse tipo de "remodelação óssea" ocorre o tempo todo e, em indivíduos saudáveis, o fluxo líquido de cálcio para e do osso é equilibrado. Mas se o corpo tem dificuldade em manter os níveis normais de cálcio ionizado por qualquer razão, como cálcio dietético ou deficiência de vitamina D, desequilíbrio hormonal ou doença do rim ou do intestino, retiradas constantes desse banco ósseo levarão à diminuição da massa óssea, ou A Complexidade do Cálcio

A Complexidade do Cálcio A manutenção do equilíbrio do cálcio, ou "homeostase", envolve uma interação complexa entre ingestão alimentar, excreção nos rins, absorção do intestino, remodelação óssea, vitamina D e vários hormônios. . Além disso, o metabolismo do cálcio está intimamente interligado com o metabolismo do fósforo e do magnésio. O sistema é complexo, mas você pode apoiá-lo simplesmente com um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada e exercícios regulares.