O cálcio é essencial para ossos e dentes saudáveis e para o bom funcionamento do coração, sistema nervoso e músculos. Porque muitas pessoas consomem menos da metade da quantidade de cálcio necessária para a manutenção do osso eficaz, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, ou UMMC, eles podem se beneficiar de suplementos de cálcio. Estes podem estar na forma de carbonato de cálcio ou citrato de cálcio. Alguns suplementos de citrato de cálcio contêm vitamina D porque esta vitamina é necessária para a absorção de cálcio. No entanto, tais suplementos podem vir com efeitos colaterais.
Problemas de constipação
Citrato de cálcio mais suplementos de D podem causar constipação leve, de acordo com publicações de saúde de Harvard. Eles geralmente não causam constipação grave, a menos que a pessoa está tomando outro suplemento ou medicação que causa a constipação também.
Níveis de Alto Cálcio -
Hipercalcemia é níveis muito altos de cálcio no sangue, que podem ser causados por consumir muito citrato de cálcio mais D. Doses muito elevadas de citrato de cálcio mais D podem causar boca seca, aumento da sede, aumento da micção, dores de cabeça, depressão, fadiga, perda de apetite, náuseas, vômitos, toxicidade renal, confusão e ritmo cardíaco irregular. A ingestão total de cálcio, tanto da dieta como dos suplementos, não deve exceder 2500 miligramas por dia, de acordo com o UMMC. Pessoas com glândulas paratireoides hiperativas, doença renal, sarcoidose ou câncer não devem tomar suplementos de cálcio, pois essas pessoas podem estar em risco de níveis elevados de cálcio.
Pílulas Suplementos de 1000 miligramas de cálcio e 400 unidades internacionais de vitamina D por dia foi associada a um aumento de 17 por cento no risco de pedras nos rins em mulheres pós-menopáusicas, em um estudo publicado no "New England Journal of Medicine" de 2006. Pessoas com história de cálculos renais devem conversar com um médico antes de tomar citrato de cálcio e D. O aumento da ingestão de cálcio, seja de suplementos ou produtos lácteos, está associado a um aumento do risco de próstata "cancer, according to the UMMC.", 3, [[O mecanismo exato de como o cálcio afeta o câncer de próstata ainda não está claro, mas a edição de 2013 do "Journal of Nutrition" informa que a ingestão de leite desnatado ou com pouca gordura aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata não agressivo, enquanto o leite integral aumenta o risco. de câncer de próstata fatal. Por outro lado, um estudo na edição de 2012 de "Prevenção de Doenças Crônicas" relata que a ingestão de cálcio dos alimentos, em oposição aos suplementos, está associada a um menor risco de câncer de próstata. Os homens devem conversar com um médico antes de tomar citrato de cálcio e suplementos D.
Reação alérgica
Embora seja improvável, algumas pessoas podem experimentar uma reação alérgica ao citrato de cálcio mais D, conforme observado por Drugs.com. Os sinais incluem erupção cutânea ou urticária, coceira, dificuldade respiratória, aperto no peito e inchaço facial ou bucal.