Nutricionistas sabem há muito tempo que a vitamina D e o cálcio trabalham juntos para construir e reparar ossos fortes. Ambos os nutrientes também afetam os músculos e seus movimentos, e os receptores de vitamina D foram recentemente descobertos no tecido muscular. Por causa de seu papel no apoio à saúde esquelética e muscular, cálcio e vitamina D podem ajudar a melhorar o desempenho atlético.
Cálcio e vitamina D no organismo
O cálcio é provavelmente mais conhecido por seu papel na construção e manutenção da saúde. ossos, mas também contribui para o funcionamento do sistema nervoso e muscular, circulação e liberação de hormônios no corpo. A vitamina D suporta a absorção de cálcio no sistema digestivo e regula os níveis de cálcio e outros minerais no corpo. Deficiência de cálcio ou vitamina D pode levar a uma maior incidência de fraturas por estresse em atletas. Além disso, uma revisão de 2010 publicada no “Scandinavian Journal of Medicine &Science in Sports ”observou que a vitamina D desempenha um papel na estrutura muscular e função, e que a deficiência de vitamina D pode resultar em diminuição do desempenho muscular.
Fontes de cálcio e vitamina D
Produtos lácteos são ricos em ocorrência natural cálcio e verduras escuras como couve e brócolis também são excelentes fontes. Além disso, muitos alimentos são enriquecidos com cálcio, incluindo cereais matinais, tofu e sucos de frutas. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, é difícil para a maioria das pessoas obter vitamina D suficiente de fontes alimentares naturais, como peixes gordurosos e óleos de peixe. A maior parte da vitamina D na dieta americana vem de alimentos fortificados, incluindo leite, sucos de frutas e cereais matinais. Além de fontes de alimento, o corpo pode produzir sua própria vitamina D quando a pele é exposta à radiação ultravioleta da luz solar.
Eficácia do cálcio e da vitamina D pós-treino
Pesquisa científica sobre o efeito de cálcio e vitamina D na nutrição pós-treino é escassa. Um estudo publicado em "Medicine &Ciência nos esportes &Exercício ”em 2010 descobriu que as mulheres que bebiam leite desnatado depois de malhar se tornaram mais fortes, ganharam mais massa muscular magra e perderam mais gordura corporal do que as mulheres que beberam uma bebida com carboidratos depois de seus treinos. Como o leite é rico em cálcio e vitamina D, esses resultados são encorajadores para os defensores da teoria de que o cálcio pós-treino e o consumo de vitamina D aumentam o desempenho atlético. Não está claro, no entanto, se os mesmos resultados poderiam ser alcançados com suplementos ou outras fontes alimentares dos nutrientes, ou se o conteúdo protéico do leite era responsável pelas diferenças entre os grupos.
Considerações
Cálcio e vitamina D podem causar efeitos adversos se consumidos em excesso. A toxicidade da vitamina D pode causar uma variedade de sintomas não específicos, como arritmia cardíaca e perda de peso. Devido ao seu papel na absorção de cálcio, a vitamina D também pode causar o aumento dos níveis de cálcio no sangue. Demasiado cálcio pode causar obstipação, pode afetar a capacidade do organismo de absorver ferro e zinco e pode causar pedras nos rins. Suplementos de vitamina D ou cálcio também podem interagir com alguns medicamentos. Informe o seu médico se estiver a tomar algum suplemento dietético para evitar interacções negativas.
, , ] ]