casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que os alimentos e minerais esgotam o cálcio?

O cálcio, o mineral mais abundante no corpo humano, suporta a formação de ossos e dentes fortes, ajuda nas contrações musculares, mantém o equilíbrio de fluidos e promove a transmissão de sinais nervosos. Com todas essas funções, é fácil acreditar que o cálcio é vital para sua sobrevivência. Embora você consuma a quantidade recomendada de cálcio, fornecida pelo National Institutes of Medicine Food and Nutrition Board como 1.200 mg por dia, o consumo de alguns alimentos e minerais pode causar o esgotamento dos níveis de cálcio. , vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve e repolho contêm uma substância química conhecida como ácido oxálico. O ácido oxálico em grandes quantidades, maior do que pode ser consumido nos alimentos, é tóxico. Mesmo em níveis normais de consumo, o ácido oxálico pode causar efeitos prejudiciais à saúde. Uma vez ingerido, o ácido oxálico dos alimentos se liga a minerais, como o cálcio, formando um composto salino. Ao ligar-se ao cálcio, o ácido oxálico inibe sua absorção e esgota o cálcio no organismo. Outros vegetais também contêm ácido oxálico, incluindo brócolis, couve-flor, cebolinha e alguns tipos de feijão.

Legumes

Legumes, a classificação de alimentos à base de plantas que contêm vagens, incluem alimentos como amendoim, grão de bico e vários tipos de feijão. Legumes contêm um produto químico conhecido como ácido fítico. O ácido fítico funciona para armazenar fósforo para a planta, mas em humanos pode levar a deficiências minerais. O ácido fítico se liga ao cálcio, portanto, interferindo na sua absorção. Para diminuir o teor de ácido fítico das leguminosas e reduzir o risco de depleção de cálcio, mergulhe-as durante a noite antes de cozinhar.

Sódio

Todo mundo sabe que o sódio, mais comumente conhecido como sal de mesa, pode desencadear efeitos adversos o corpo especialmente quando consumido em grandes quantidades. O Conselho Nacional de Alimentos e Nutrição dos Institutos Nacionais de Medicina recomenda manter sua ingestão de sódio para 1.500 mg por dia. A American Heart Association relata que o americano médio consome 3.436 mg de sódio por dia. O sódio funciona com outros minerais, incluindo potássio, cálcio e magnésio, para controlar o equilíbrio da água entre as células e o fluido que envolve as células, além de auxiliar na transmissão dos sinais nervosos e das contrações musculares. A ingestão excessiva de sódio pode causar excessiva excreção urinária dos outros minerais, incluindo o cálcio, levando à depleção.