É necessária uma nutrição adequada para todas as crianças para ajudar a construir massa óssea. No entanto, uma dieta adequada não previne ou trata diretamente a escoliose. A escoliose é uma condição na qual a coluna se curva, em comparação com uma coluna reta normal. Isso ocorre com mais frequência durante a puberdade, quando as crianças experimentam um grande surto de crescimento. Nenhuma dieta particular irá tratar esta condição, mas comer uma dieta que suporte a massa óssea pode ajudar a prevenir a osteoporose. Segundo a Universidade de Washington Departamento de Ortopedia e Medicina Esportiva, a osteoporose pode piorar a escoliose, aumentando a gravidade da curva da coluna vertebral durante a idade adulta. Prevalência de acordo com a Clínica Mayo, os casos de escoliose são geralmente pior em meninas. A escoliose também é hereditária. Os adultos mais velhos com osteoporose não têm necessariamente escoliose. Se o seu pediatra diagnostica seu filho com escoliose, agora é a hora de garantir que você oferece uma dieta rica em cálcio e vitamina D para ajudar a prevenir a osteoporose.
O cálcio é um mineral essencial que ajuda a construir massa óssea. A longo prazo, o consumo regular de cálcio durante a infância ajuda a prevenir a osteoporose durante o final da idade adulta. O Hospital Infantil do Texas recomenda que os adolescentes consumam entre 1200 e 1500 mg de cálcio todos os dias para minimizar o risco de perda óssea. No entanto, comer alimentos ricos em cálcio ou não consumir cálcio suficiente na dieta não afeta a escoliose. Lembre-se de oferecer ao seu filho fontes de cálcio com baixo teor de gordura que não tenham altos níveis de gordura saturada. Exemplos incluem iogurte, queijos desnatados e um por cento ou leite desnatado. Brócolis e suco de laranja também contêm cálcio.
Vitamina D
A vitamina D é outro nutriente que ajuda a prevenir a osteoporose. A vitamina D ajuda seu corpo a absorver o cálcio. É por isso que você pode descobrir que certos alimentos, como o leite, são enriquecidos com vitamina D. MedlinePlus explica que a vitamina D é especialmente importante para crianças que foram amamentadas quando bebês. Fontes de vitamina D incluem cereais, peixes de água salgada e ovos.
Prevenção /Solução
Dieta e nutrição por si só não ajudam a prevenir ou tratar a escoliose. Kids Health diz que o efeito de coluna curvo da escoliose é tão pequeno, a maioria das crianças e adolescentes não necessitam de tratamento médico. No entanto, se a curva é tão severa que afeta as funções articulares e orgânicas, seu filho pode precisar de cirurgia. Seguir uma dieta balanceada ajuda os pacientes com escoliose a se sentirem melhor. O seu médico irá aconselhá-lo sobre quaisquer suplementos que o seu filho necessite após a cirurgia. Enquanto isso, é vital que você ofereça ao seu filho uma dieta rica em cálcio e vitamina D para ajudar no crescimento ósseo e prevenir a osteoporose. Alimentos fontes de cálcio e vitamina D são uma escolha melhor do que suplementos. Se seu filho não tiver esses nutrientes em sua dieta, peça ao seu pediatra uma recomendação complementar.