Citrato de cálcio pode ser mais fácil para o seu corpo absorver do que outros suplementos de cálcio, como o carbonato de cálcio, porque já existe ácido presente no suplemento - uma necessidade para a absorção de cálcio. A Universidade de Harvard relata que uma das razões pelas quais as pessoas que tomam suplementos de cálcio podem ter um aumento no risco de pedras nos rins é se elas tomam o suplemento com o estômago vazio, limitando a absorção devido ao baixo ácido estomacal. Este não é um problema com suplementos de citrato de cálcio. No entanto, você obtém apenas cerca de 21% de cálcio em volume com suplementos de citrato. Isso significa que um suplemento de 1.000 mg de citrato de cálcio fornece 210 mg de cálcio.
O cálcio é um componente da maioria das pedras nos rins, obtendo uma quantidade adequada em sua dieta. citrato de cálcio pode bloquear a absorção de oxalato, o outro nutriente primário em pedras nos rins. Homens com idades entre 19 e 70 anos precisam de 1.000 mg de cálcio por dia. As mulheres precisam do mesmo valor até os 70 anos, quando suas necessidades aumentam para 1.200 mg por dia. Suplementos de citrato de cálcio podem ajudá-lo a atingir rapidamente essa quantidade se a sua dieta estiver faltando.
Papel de citrato
Além de melhorar a absorção de cálcio em comparação com outros suplementos, o citrato em um suplemento de citrato de cálcio pode ajudar ativamente a prevenir formação de pedra nos rins. Um estudo de 2011 publicado na revista "Cells, Tissues, Organs" usou o microscópio e o estudo de simulação para encontrar o mecanismo pelo qual o citrato ajuda a prevenir pedras nos rins. Pesquisadores da Universidade de Western Ontario descobriram que a carga eletrostática de citrato atua como um tampão entre o cálcio e o oxalato para impedir sua ligação no trato urinário.