casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Impulsos do cálcio e do nervo

O cálcio, uma molécula carregada positivamente, é útil em muitos lugares dentro do corpo humano. O papel do cálcio dentro do sistema nervoso se estende desde o início de um sinal nervoso até a ação que está ocorrendo. O cálcio sinaliza um impulso para uma célula muscular e continua sendo útil até que a contração esteja completa.

Anatomia

Os neurônios são as células que compõem o sistema nervoso. Estes consistem em um corpo que recebe uma transmissão nervosa, assim como um axônio que sinaliza a transmissão. O axônio termina em ramos chamados botões sinápticos que inervam a célula para onde o impulso está viajando.

Condução do Impulso Nervoso

Um impulso nervoso inicia a condução como impulsos elétricos, iniciados pelo cérebro, viajam através do sistema nervoso. células A eletricidade provoca uma mudança na polaridade abrindo canais para mover íons positivos de sódio ou potássio para dentro ou para fora. Moléculas positivas são armazenadas em membranas guardadas por canais bloqueados. Isso significa que eles devem ser estimulados a fim de liberar os íons positivos que ajudam a conduzir o impulso nervoso.

É Impulso Nervoso e Cálcio

É bem conhecido que o cálcio é outra molécula positiva útil para a condução de um impulso nervoso para uma fibra muscular. No entanto, Clay Armstrong, um neurobiólogo, acredita que o cálcio pode ter um papel maior. Armstrong suspeita que o cálcio é responsável pelos canais fechados que liberam potássio e sódio para facilitar um impulso nervoso. A teoria de Armstrong propõe que os íons de cálcio são como uma porta para esses canais fechados. O cálcio deve se mover para liberar os íons e o cálcio deve retornar antes que o impulso pare e a homeostase seja devolvida.

Contrações de cálcio e musculares

Quando um impulso nervoso atinge uma célula muscular, o movimento do músculo requer cálcio como bem. Suas células musculares armazenam cálcio e, após o impulso nervoso, a célula é inundada com cálcio. Para que um músculo esquelético se mova, dois miofilamentos, actina e miosina, dentro de uma fibra muscular, devem se ligar um ao outro para criar uma ação de puxar que encurte o músculo. No entanto, uma molécula conhecida como tropomiosina bloqueia o local de ligação e deve ser movida para criar uma contração. O cálcio liga-se à troponina ligada à tropomiosina. Após a ligação com o cálcio, a troponina move a tropomiosina, expondo o local de ligação e criando movimento.