Muitos alimentos que contribuem para a degeneração óssea interferem na capacidade do organismo de absorver cálcio, a substância essencial para o desenvolvimento e fortalecimento dos ossos. Os alimentos que afetam a saúde dos ossos podem levar a doenças ósseas mais tarde na vida. A osteoporose afeta muitas pessoas à medida que envelhecem, especialmente mulheres após a menopausa. A doença faz com que os ossos enfraqueçam, quebrem com facilidade e cicatrizem lentamente.
Salty Foods
Os alimentos salgados fazem com que o corpo perca muito cálcio, contribuindo para a perda óssea, segundo a National Osteoporosis Foundation. Muitos alimentos processados e alimentos enlatados contêm uma grande quantidade de sal. Evite produtos com rótulos que digam que contêm 20% ou mais de sódio para o valor diário.
Oxalatos
Oxalatos ou ácido oxálico são encontrados em alimentos vegetais, particularmente espinafre, ruibarbo, beterraba e certos grãos . Alimentos ricos em oxalatos dificultam a absorção do cálcio pelo organismo. Embora esses alimentos tenham muitos outros nutrientes, eles não fornecem quantidades adequadas de cálcio. O chocolate também contém oxalatos e pode inibir a absorção de cálcio, embora também contenha cálcio. No entanto, comer chocolate com moderação deve causar uma deficiência de cálcio.
Álcool e cafeína
Muitos alcoólatras sofrem de perda óssea. Bebedores pesados também não consomem cálcio suficiente. Beber excessivo parece diminuir a oferta de cálcio no corpo. Beber moderadamente, cerca de dois drinques por dia, não parece causar degeneração óssea. Ter três ou mais xícaras de café ou chá pode prejudicar os ossos. A cafeína pode diminuir a absorção de cálcio no organismo. Pessoas que gostam de café ou chá devem adicionar cálcio de outras fontes, como laticínios. A cafeína em bebidas de cola pode resultar em perda óssea. Fósforo em muitos refrigerantes também pode prejudicar a saúde dos ossos.
Fast Foods
As altas quantidades de gordura, sódio e açúcar em fast foods contribuem para a perda óssea. As bebidas à base de cola que frequentemente acompanham refeições de fast-food podem causar mais problemas. As adolescentes estão particularmente em risco de desenvolver osteoporose mais tarde consumindo muitos refrigerantes. O corpo constrói 40 a 60 por cento de sua massa óssea durante a adolescência.