Em suplementos dietéticos, o cálcio, como um mineral alcalino, deve ser emparelhado com um ácido para produzir um sal neutro que o corpo possa digerir. Dois desses sais são lactato de cálcio e citrato de cálcio. Embora existam diferenças entre os compostos, eles geralmente servem aos mesmos propósitos com um grau similar de eficácia. As aplicações incluem o tratamento ou prevenção de osteoporose e hipocalcemia, redução do fósforo e redução da pressão arterial.
A principal diferença entre o lactato de cálcio e citrato de cálcio é os ácidos que eles contêm. Enquanto o lactato de cálcio contém cálcio ligado ao ácido láctico, o citrato de cálcio desloca o ácido láctico para o ácido cítrico. O ácido láctico não tem nada a ver com leite ou lactose; é um músculo químico e as células sanguíneas produzem naturalmente quando queimam carboidratos enquanto têm acesso limitado ao oxigênio, geralmente durante exercícios rigorosos. O ácido cítrico, embora algumas vezes confundido com vitamina C, é um ácido que aparece principalmente em frutas cítricas e não contém vitaminas ou minerais. De facto, nenhum destes ácidos produz quaisquer benefícios ou malefícios na dieta quando tomados como parte de um suplemento de cálcio. No entanto, eles afetam a biodisponibilidade do cálcio com o qual eles estão ligados de forma diferente.
Biodisponibilidade
O cálcio elementar é a quantidade ou proporção de cálcio em um suplemento que o corpo pode absorver. O citrato de cálcio é 20 por cento de cálcio elementar, enquanto o lactato de cálcio é de 13 por cento. Essa diferença afeta o tamanho de cada pílula, sendo o lactato de cálcio ligeiramente maior que o citrato de cálcio. No entanto, dadas acomodações de tamanho, não há outras diferenças entre os dois sais como suplementos dietéticos, devido às suas biodisponibilidades diferentes.
Eficácia
Tanto o citrato de cálcio como o lactato de cálcio podem suplementar adequadamente as dietas pobres em cálcio. Além disso, eles podem fornecer cálcio mesmo em ambientes gástricos com baixo teor de ácido. Esta propriedade faz com que ambos os suplementos sejam ideais para usuários mais velhos, já que a secreção de ácido gástrico diminui com a idade, de acordo com Alan Pressman e Sheila Buff em "O Guia Completo do Idiota para Vitaminas e Minerais". A facilidade de absorção e maior biodisponibilidade de citrato de cálcio torna a melhor opção para o tratamento de pedras nos rins, Pressman e Buff indicam.
Provavelmente devido às suas pequenas diferenças, citrato de cálcio é considerado o "principal" ou "real", enquanto o lactato de cálcio é considerado a versão genérica, segundo Pressman e Buff. Ambos permanecem relativamente caros, embora o último seja um pouco menor que o anterior. Dada a sua fácil absorção, eles são comercializados principalmente para aqueles que tomam antiácidos regularmente.