Os elementos da tabela periódica podem ocorrer na natureza de duas maneiras: como elementos livres ou compostos. Um composto é uma combinação química dos átomos de um elemento com os de outro elemento ou elementos. O cálcio elementar é cálcio puro, enquanto o carbonato de cálcio é um exemplo de um composto de cálcio e outros elementos.
Elementos e compostos
Existem muitos exemplos na natureza dos elementos puros. O oxigênio que você respira é elementar, assim como o nitrogênio que compreende a maior parte da atmosfera da Terra. Muitos metais ocorrem como elementos; cobre, prata e ouro são todos elementos puros. A maior parte do que você vê quando olha ao redor, no entanto, é composta de compostos. Os carboidratos, proteínas e gorduras nos alimentos que você come são todos exemplos de compostos, assim como o sal de cozinha, o bicarbonato de sódio e a maioria das outras formas de matéria ao nosso redor.
Cálcio
O cálcio é um elemento, mas um isso raramente é encontrado na forma elementar pura. A razão para isso é que o cálcio é realmente bastante reativo e forma facilmente compostos. Na verdade, o cálcio elementar é um metal macio, embora você provavelmente nunca tenha visto um pedaço de cálcio cinza brilhante. A razão pela qual o cálcio tende a reagir com outros elementos é que ele tem dois elétrons "extras" - dois a mais do que seriam estáveis - e quando reage com outros elementos, pode perder esses elétrons extras.
Carbonato de cálcio
cálcio na dieta
Além de ocorrer em rochas e conchas, o cálcio é também um mineral importante que você precisa para manter a saúde eo bem-estar. Mesmo que você provavelmente tenha assumido que a necessidade de cálcio significa que você precisa de cálcio elementar, seu corpo não usa cálcio metálico elementar - ele usa cátion de cálcio. O carbonato de cálcio é um composto comum de cálcio que você pode consumir para suprir suas necessidades de cálcio. Outros compostos de cálcio que fornecem o mineral incluem citrato de cálcio e fosfato de cálcio.