É de conhecimento comum que o cálcio desempenha um papel vital na saúde óssea, mas os mecanismos que usam o cálcio em um nível celular não são tão bem conhecidos. Além de ajudar os ossos a permanecerem duros e fortes, o sistema esquelético serve como uma área reserva de cálcio para o caso de os níveis de cálcio no sangue baixarem demais. As pessoas precisam de cálcio durante toda a vida para manter um sistema esquelético saudável.
Durante o crescimento ósseo, o cálcio é absorvido pelo sistema gastrointestinal e é depositado na superfície do osso. O cálcio liga-se à superfície orgânica das novas células ósseas e endurece-as. Essas camadas duras de material ósseo e cálcio são o que tornam o sistema esquelético forte. Alguns dos minerais no osso são o fosfato de cálcio, o fluoreto de cálcio e o carbonato de cálcio. Esta combinação de minerais ajuda a manter os ossos quebrando sob força esmagadora.
Crescimento ósseo
O crescimento ósseo é um processo que continua ao longo da vida. O cálcio é um mineral vital no processo de crescimento ósseo. Durante o crescimento ósseo, as células chamadas osteoclastos digerem células ósseas velhas e fracas que têm menos cálcio do que quando eram novas. Para o osso novo se formar, a vitamina D estimula as células chamadas osteoblastos. Os osteoblastos utilizam o cálcio para criar novas camadas de células ósseas para substituir as destruídas pelos osteoclastos.
Quando os osteoclastos destroem as células ósseas antigas, o cálcio residual nessas células é liberado na corrente sanguínea. No início da vida, a ingestão de cálcio na dieta é especialmente importante porque ajuda a construir reservas valiosas de cálcio no sistema esquelético. Em adultos mais velhos, o sistema intestinal absorve menos cálcio dos alimentos. Isso força o corpo a utilizar reservas de cálcio do sistema esquelético para manter níveis adequados de cálcio no sangue. O sistema esquelético se tornará frágil e fraco se cálcio em demasia se esvai dos ossos, portanto, o consumo de cálcio adequado no início da vida é imperativo para a saúde óssea mais tarde. Fontes de cálcio não podem ser geradas por o corpo humano, por isso deve vir de fontes externas, como alimentos ou suplementos alimentares. Fale sempre com o seu médico antes de alterar o seu regime de ingestão de cálcio. O cálcio pode ser encontrado em laticínios, vegetais de folhas verdes escuras, nozes e alimentos enriquecidos com cálcio. Alguns exemplos de alimentos que contêm cálcio são leite, queijo, iogurte, bok choy, brócolis e amêndoas. Os alimentos que são comumente fortificados com cálcio nos EUA são suco de laranja, cereais, pão, bebidas à base de soja e produtos de tofu.