casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Os efeitos do lactato de cálcio

O lactato de cálcio é um suplemento dietético prescrito principalmente para aqueles que sofrem de deficiência de cálcio, um mineral essencial para a formação e manutenção óssea. É um dos vários suplementos de cálcio, todos os quais são sais combinando cálcio elementar com outros produtos químicos. O lactato de cálcio contém 13% de cálcio em peso. Embora útil para pacientes com deficiência de cálcio, o lactato de cálcio também tem alguns efeitos colaterais adversos.

Efeitos benéficos

O papel do cálcio na manutenção da saúde ideal é difícil de exagerar. MedlinePlus aponta que o corpo humano contém mais cálcio do que qualquer outro mineral. Enquanto 99% do cálcio do corpo é armazenado nos ossos e dentes, o restante pode ser encontrado no sangue, músculos e fluidos intracelulares. Além da formação de ossos e dentes, o mineral permite que os vasos sanguíneos e os músculos contraiam e expandam, ajuda a promover operações ótimas do sistema nervoso e ajuda na secreção normal de hormônios e enzimas, de acordo com o MedlinePlus.

Uma das principais vantagens do lactato de cálcio, quando comparado a outros suplementos de cálcio, é seu alto grau de solubilidade, de acordo com Cathy Carlson-Rink, médica naturopata canadense. Seu teor mais baixo de cálcio elementar faz com que seja mais facilmente absorvível no trato digestivo, explica Carlson-Rink. Embora a maioria das pessoas obtenha níveis adequados de cálcio através de sua dieta, a suplementação pode ser necessária para aqueles que estão tomando certos medicamentos que reduzem a absorção de cálcio ou sofrem de condições médicas como osteoporose, raquitismo e hipoparatireoidismo. Os médicos geralmente prescrevem lactato de cálcio ou outros suplementos de cálcio para garantir que as mulheres grávidas e lactantes mantenham os níveis séricos de cálcio adequados.

Efeitos colaterais adversos

Embora o corpo precise de níveis adequados de cálcio para funcionar de forma ideal, muito do mineral pode causar efeitos colaterais desagradáveis ​​e até perigosos. Os efeitos colaterais mais comuns dos suplementos de cálcio, incluindo o lactato de cálcio, são tontura, sudorese excessiva, sensação de formigamento, batimentos cardíacos irregulares, náuseas e /ou vômitos e vermelhidão ou erupção cutânea, segundo MayoClinic.com. Efeitos colaterais menos comuns podem ser sonolência e micção difícil ou dolorosa. Os primeiros sinais de uma overdose de cálcio incluem ressecamento da boca, constipação grave, dor de cabeça, sede extrema, irritabilidade, depressão, perda de apetite e fadiga ou fraqueza profunda.

Contraindicações e Interações

Se você tem um histórico de pedras nos rins ou um distúrbio da glândula paratireóide, Drugs.com sugere que você consulte o seu médico antes de tomar o lactato de cálcio ou qualquer outro suplemento de cálcio. As mulheres que estão grávidas ou amamentando também devem conversar com um médico antes de iniciar o autotratamento com lactato de cálcio.

Como o lactato de cálcio pode interagir negativamente com certos medicamentos, converse com seu médico antes de tomar o suplemento. O lactato de cálcio pode interferir na absorção do organismo de algumas drogas, incluindo a digoxina, antiácidos, calcitrol e outros suplementos de vitamina D e antibióticos, como doxiciclina, minociclina e tetraciclina, de acordo com a Drugs.com.