O cálcio é um nutriente importante para a saúde, especialmente para a saúde óssea. A National Osteoporosis Foundation recomenda 1.000 miligramas de cálcio por dia para adultos com menos de 50 anos e 1.200 miligramas para aqueles com mais de 50 anos. Embora a Fundação sugira que você consuma cálcio de alimentos em vez de suplementos, alguns itens em sua dieta podem estar tirando seu cálcio do corpo . Mais pesquisas são necessárias sobre este tópico. Consulte o seu médico para ajudá-lo a determinar suas necessidades de cálcio e sua dieta.
Salty Foods
O Comitê de Médicos para a Medicina Responsável explica que é normal que um pouco de cálcio deixe seus ossos, passe pelos rins e saia. seu corpo com sua urina. No entanto, se você consumir excesso de sal, muito cálcio pode ser perdido pelos rins. O Comitê recomenda não consumir mais de 1 a 2 gramas de sódio por dia para evitar a perda excessiva de cálcio. O sal pode ser escondido em alimentos pré-embalados, carnes, sopas e alimentos enlatados. Verifique ingredientes e pode rótulos de teor de sódio.
Proteína Animal
Outra comida que pode extrair o cálcio de seus ossos é proteína de origem animal, incluindo carne, frutos do mar, ovos e laticínios. O Comitê de Médicos sugere a ingestão de proteínas de fontes vegetais, pois não se descobriu que elas lixiviam o cálcio. Embora algumas fontes recomendem a ingestão de laticínios para cálcio, o Comitê de Médicos cita um estudo longitudinal da Universidade de Harvard, que descobriu que as mulheres que bebiam mais leite tinham mais fraturas ósseas do que aquelas que bebiam menos, assim como outros estudos com resultados semelhantes. O comitê argumenta que você precisa de cálcio, mas esse laticínio pode não ser a melhor fonte. Outras fontes, incluindo a National Osteoporosis Foundation, sustentam que os laticínios não liberam cálcio. As diferenças podem estar relacionadas com a quantidade de produtos lácteos consumidos. Mais pesquisas são necessárias.
Cafeína
O Centro de Pesquisa em Osteoporose relata que a cafeína pode liberar pequenas quantidades de cálcio do corpo. Seu estudo examinou bebidas carbonatadas, que muitas vezes são pensadas para liberar cálcio dos ossos. No entanto, eles descobriram que o cálcio era apenas lixiviado pelas bebidas carbonatadas que continham cafeína. A quantidade de cálcio retirada do corpo pela cafeína era pequena, e os pesquisadores descobriram que o cálcio adicional na dieta poderia compensar isso. Juntamente com bebidas carbonatadas, a cafeína é encontrada em bebidas energéticas e chocolate.