casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Problemas causados \u200b\u200bpor excesso de cálcio

O cálcio desempenha um papel importante no funcionamento normal de todas as células, tecidos e sistemas de órgãos. Ter uma quantidade excessiva de cálcio no sangue é chamado hipercalcemia. A ingestão dietética de cálcio e vitamina D, exposição à luz solar, idade e atividade física, todos desempenham um papel na manutenção do equilíbrio de cálcio. A pele, o trato gastrointestinal, os rins e as glândulas paratireóides são órgãos que desempenham um papel fundamental no metabolismo do cálcio. Uma variedade de condições médicas - do consumo excessivo de cálcio e vitamina D ao hiperparatireoidismo e destruição óssea por condições cancerosas, como o mieloma múltiplo - podem causar excesso de cálcio no sangue.

Desidratação

A hipercalcemia pode ser assintomático. Obstipação, náusea, vômito, dor abdominal e perda de apetite são sintomas precoces de hipercalcemia. Sede e micção excessiva também são sintomas de altos níveis de cálcio no sangue. Perdas de água pelo rim, náusea e vômito podem levar à desidratação se a água não for substituída oralmente ou por via intravenosa. Desidratação grave pode levar a hipovolemia e baixa pressão arterial. A pressão arterial baixa pode causar danos nos tecidos devido ao fluxo sanguíneo inadequado.

A hipercalcemia pode causar o mau funcionamento do cérebro. Confusão, distúrbios emocionais, delírio, alucinações e coma são algumas das manifestações da disfunção cerebral devido à hipercalcemia. Estes sintomas devem resolver com hidratação adequada e restauração do cálcio sérico para níveis normais.

Arritmia

O cálcio é essencial para o funcionamento normal do coração. A hipercalcemia pode causar arritmia cardíaca perigosa. Arritmia causada por hipercalcemia pode ser fatal. Arritmia pode se manifestar como fraqueza, tontura e perda de consciência. O pulso pode estar fraco ou ausente e a falta de ar também pode estar presente. Se algum destes sintomas ocorrer, ligue para o 911.

Com o tempo, a hipercalcemia pode causar o desenvolvimento de pedras nos rins. Esta condição, também referida a nefrolitíase pode causar insuficiência renal reversível ou cicatrizes permanentes do rim.

Pancreatite

Hipercalcemia também pode causar pancreatite. Pancreatite é uma inflamação do pâncreas. Os sintomas da pancreatite podem variar desde náuseas, vômitos e dor abdominal até problemas graves com risco de vida, como hipovolemia, choque, acúmulo de líquido no abdômen e coma. A insuficiência respiratória aguda que requer suporte ventilatório também pode ocorrer como complicação da pancreatite.

Fraqueza muscular

A hipercalcemia causada pelo adenoma da paratireoide pode se manifestar como fadiga e fraqueza dos músculos proximais que é clinicamente comparável àquela observada na neuromuscular primária. doenças. Essa condição é totalmente revertida após a remoção cirúrgica do adenoma da paratireóide.

, , ] ]