Os requisitos de cálcio variam ao longo de sua vida de acordo com a idade, estresse, condições médicas, alergias e doenças. Uma dieta equilibrada, incluindo produtos lácteos, brócolis, espinafre, legumes e outros alimentos ricos em cálcio são as melhores fontes. No entanto, uma parcela significativa da população nos países ocidentais não consegue atingir os 1.000 a 1.200 mg de cálcio recomendados diariamente. Citrato de cálcio, usado para suplementos e fortificação de alimentos, oferece algumas vantagens sobre outras formas de aditivos de cálcio.
citrato de cálcio é um composto orgânico feito a partir do sal de cálcio de ácido cítrico. Com um alto teor de cálcio elementar, o tipo que o corpo pode absorver, o citrato de cálcio é um suplemento benéfico, aditivo alimentar e conservante. Citrato de cálcio é muitas vezes fabricado a partir de sucos cítricos, como suco de limão ou adicionados aos alimentos sob a forma de ácido cítrico. O cálcio mineral é de vital importância para apoiar tecidos, ossos e células do corpo. O cálcio ajuda na ativação de enzimas para uma boa digestão e estimula um coração saudável e sistema nervoso. Uma deficiência de cálcio pode causar sintomas como alterações de humor, dores de cabeça, pedras nos rins, dormência ou cãibras musculares, aumento dos níveis de colesterol e deterioração óssea.
Fortificação de cálcio
Os sais de citrato são adicionados aos alimentos na forma de ácido cítrico. A quantidade de citrato adicionada diariamente aos alimentos é de cerca de 500 mg por pessoa, de acordo com o FDA Database Reviews. O citrato de cálcio é a fonte preferida de cálcio para fortificar alimentos e bebidas. Tem a vantagem de um sabor neutro e alta biodisponibilidade. Outras fontes de cálcio têm menor teor de cálcio que o citrato de cálcio. Além disso, o citrato de cálcio tem boa solubilidade em baixos níveis de pH, tornando-o adequado para um aditivo ao suco de laranja, e sua solubilidade a baixas temperaturas é uma vantagem para o processamento de alimentos frios. O citrato de cálcio é também a opção mais econômica para adicionar cálcio aos alimentos.
Sucos
Um estudo publicado no "Journal of Endourology" em 2008 concluiu que o suco de limão e limão, fresco e concentrado, contém mais citrato de cálcio na forma de ácido cítrico do que grapefruit processado ou suco de laranja, ou suco de laranja espremido na hora. Limonada e concentrados prontos a consumir contêm mais de seis vezes o ácido cítrico de sumo de limão e lima.
Pães e Farinhas
O pão enriquecido com cálcio utiliza frequentemente citrato de cálcio para produzir produtos de pastelaria que podem ser comercializados como “alto teor de cálcio”. Um estudo publicado no “Journal of American Dietetic Association” pesquisou a viabilidade de fortificar as tortillas com cálcio. A conclusão foi que a fortificação de tortillas de farinha aumentou o teor de cálcio por um fator de 8,6, tornando-os uma fonte viável de cálcio alternativo.
Outras fontes de alimentos
O citrato de cálcio também é usado como um agente de firmeza e regulador de acidez. na comida. Os produtos alimentícios que podem incluir este aditivo são gelatina, sorvete, refrigerantes, geleias, leite evaporado, condensado e em pó, vinho e queijo processado.
, , ] ]