Níveis baixos de cálcio, ou hipocalcemia, podem acontecer por vários motivos. Embora algumas pessoas possam não apresentar sintomas, os baixos níveis de cálcio podem causar espasmos musculares, dormência nas extremidades, depressão e convulsões. Baixos níveis de cálcio podem eventualmente levar à osteoporose.
Provavelmente, o motivo mais comum para o baixo teor de cálcio é a falta de uma dieta. Se você não consumir cálcio suficiente regularmente, seu corpo eventualmente começará a tomar cálcio dos ossos para compensar a diferença. Com o tempo, isso pode resultar em uma deficiência. A cafeína e o refrigerante também podem levar o corpo a perder cálcio mais rápido do que o normal e podem resultar em baixos níveis de cálcio.
Condições médicas
Várias condições médicas podem causar ou agravar a perda de cálcio. Pessoas com insuficiência renal crônica, glândulas paratireóides danificadas ou certos tipos de leucemia podem sofrer de baixo nível de cálcio. A quimioterapia também pode causar baixos níveis de cálcio.
Nutrientes
Certos nutrientes trabalham em conjunto com o cálcio para manter os níveis consistentes. Muito ou pouco desses nutrientes pode afetar o quanto seu corpo absorve o cálcio. Baixos níveis de magnésio, vitamina D ou albumina podem afetar seus níveis de cálcio. O mesmo acontece com altos níveis de fósforo. O cálcio também precisa de vitamina D para ser absorvido adequadamente. Se você não passa bastante tempo ao sol, pode ser deficiente em vitamina D e, por isso, tem baixos níveis de cálcio.
Drogas
Certos medicamentos afetam a capacidade do seu corpo de absorver cálcio e podem levar às deficiências. Diuréticos e laxantes são um risco se você os toma com demasiada frequência ou os abuse. Medicamentos como insulina, terapia de reposição hormonal e fluoretos também podem diminuir os níveis de cálcio se forem tomados por longos períodos de tempo.