Mantém os ossos e dentes fortes> O papel mais conhecido do cálcio é na saúde dos ossos e dos dentes. Faz parte da hidroxiapatita, o complexo mineral que torna os ossos e dentes duros e mantém a densidade óssea. Sem a hidroxiapatita, seus ossos se tornarão macios e flexíveis, e a falta de densidade óssea deixará seus ossos suscetíveis à quebra. Regularmente, obter cálcio suficiente em sua dieta ajuda a garantir que seu corpo possa acessar todo o cálcio necessário para sintetizar novos tecidos ósseos, manter seus ossos densos e fortes e prevenir doenças ósseas, como osteoartrite.
O cálcio desempenha um papel central na função do seu sistema nervoso, bem como seus músculos. O cálcio no cérebro ajuda a controlar a liberação de neurotransmissores - substâncias químicas que interagem e ativam as células nervosas. Se seus nervos não conseguem acessar o cálcio de que necessitam, eles não podem enviar sinais químicos uns aos outros, o que prejudica sua função. O cálcio ajuda os músculos a se contraírem em resposta à estimulação nervosa. Também ativa uma proteína, chamada calmodulina, que as células musculares precisam fornecer o combustível que precisam para funcionar.
Facilita a comunicação celular
O cálcio em seu corpo também ajuda em outros tipos de comunicação celular. Ele atua como um "segundo mensageiro" em suas células, o que significa que ele responde a sinais químicos de fora de suas células e, em seguida, aciona uma resposta dentro de sua célula. Sinalização de cálcio desempenha um papel no controle da constrição e relaxamento dos vasos sanguíneos e também afeta os níveis de açúcar no sangue do seu corpo, controlando a secreção de insulina. Prevenção de Doenças Conhecer sua ingestão diária de cálcio também promove a saúde a longo prazo. Além de reduzir o risco de osteoporose, o cálcio pode desempenhar um papel na luta contra alguns tipos de câncer de cólon, e uma dieta rica em cálcio pode reduzir o risco de câncer de cólon em 14%, explica o Instituto Linus Pauling. O cálcio também ajuda a regular os níveis de pressão arterial, e consumir cálcio suficiente pode combater as condições associadas à pressão alta, como a pré-eclâmpsia, explica o Centro Médico da Universidade de Maryland.