Espinafre, couve, brócolis, couve chinesa e nabo são notavelmente altos em cálcio e potássio. A maioria dos grãos é bastante rica em potássio e contém cálcio suficiente para contribuir significativamente para sua ingestão diária quando consumido em grandes quantidades, de acordo com o ODS. Bens cozidos e cereais também podem ser enriquecidos com cálcio extra.
Peixe, carne e frutos do mar
Todos os tipos de carne contêm potássio. Mas muito poucos tipos de carne têm muito cálcio; a Divisão de Agricultura dos Estados Unidos classifica a carne de porco como a mais alta das carnes por teor de cálcio, com menos de 50mg por porção.
Peixes e frutos do mar são uma fonte muito melhor de cálcio e potássio: salmão, sardinha, bacalhau e O linguado contém ambos os nutrientes, assim como os crustáceos como o caranguejo. Peixe com ossos moles e comestíveis, como sardinha e peixe enlatado com osso, como salmão ou atum, tem mais cálcio.
Leite e Sementes
Leite e iogurte são ricas fontes de cálcio e potássio. Uma xícara de 2% de leite, por exemplo, contém 293mg de cálcio e 342mg de potássio. Os queijos também são uniformemente ricos em cálcio; queijo cottage é particularmente rico em potássio.
Sementes de girassol e abóbora são ricos em cálcio e potássio. As sementes de gergelim são ricas em cálcio, com níveis baixos mas significativos de potássio.
Outros alimentos
Alguns alimentos que são geralmente enriquecidos com cálcio também têm quantidades significativas de potássio - suco de laranja, por exemplo. Leguminosas como o feijão preto e o da marinha também são muito ricos em cálcio e potássio, além de seu alto teor de fibras. Soja e produtos de soja como o tofu e o leite de soja são boas fontes de potássio. A soja inteira tem cálcio significativo, os produtos processados de soja contêm apenas quantidades elevadas de cálcio, se tiverem sido enriquecidos ou, no caso do tofu, processados com sal de cálcio.