O cálcio é o mineral mais abundante no corpo. Para um adulto médio, existem cerca de 15 g de cálcio por cada 1 kg de peso corporal. Isso representa aproximadamente 1 kg de cálcio total para um adulto de tamanho médio. Noventa e nove por cento deste cálcio é armazenado no osso. O corpo humano requer uma interação cuidadosamente balanceada de ingestão diária de cálcio e excreção de cálcio na urina para manter um cálcio normal no corpo total.
Níveis Normais
Ao contrário do cálcio total do corpo, o cálcio sérico medido varia de apenas 8,5-10,5 mg /dl. Isso ocorre porque a grande maioria das reservas de cálcio do corpo está presa nos ossos. Um desvio apenas modesto nesta faixa relativamente estreita de níveis normais de cálcio no soro resultará em sinais e sintomas de hiper ou hipocalcemia, afirma "Revisão de Ganong da Fisiologia Médica".
Funções
Libra por libra, a grande maioria do cálcio no corpo funciona para fornecer força e suporte ao sistema esquelético. É a presença de cálcio que faz com que os ossos pareçam brancos em um raio-x. A quantidade relativamente pequena de cálcio que circula no soro e nas células do corpo serve a várias funções eletroquímicas. Mais notavelmente, o cálcio é necessário para a contração muscular e vários tipos de transdução do sinal neuroquímico.
Homeostasis
O equilíbrio de cálcio no soro é mantido através das ações do hormônio da paratireóide, ou PTH. O PTH é secretado pela glândula paratireóide em resposta aos baixos níveis séricos de cálcio. Essa homeostase eleva os níveis de cálcio ao estimular a quebra do osso e a liberação de suas reservas minerais. Também aumenta a reabsorção de cálcio pelo rim e a absorção de cálcio pelo intestino. Níveis elevados de cálcio estimulam o hormônio calcitonina a inibir a quebra do osso, resultando em maior armazenamento de cálcio no sistema esquelético.
Hipercalcemia
Níveis elevados de cálcio no soro, ou hipercalcemia, são tipicamente assintomáticos até o nível de cálcio aumenta acima de 12 mg /dL. As causas mais prováveis são um nível elevado de hormônio da paratireóide ou câncer. De acordo com o "Tintinalli's Emergency Medicine", os sintomas da hipercalcemia são vagos e podem incluir fraqueza generalizada, confusão, dor óssea, disritmias cardíacas, perda de peso e pedras nos rins. O tratamento gira em torno de reidratação e medicamentos para aumentar a eliminação de cálcio pelo rim e diminuir a mobilização de cálcio dos ossos.
Hipocalcemia
Baixos níveis séricos de cálcio, afirma "Princípios de Harrison da Medicina Interna", são tipicamente encontrado apenas em pacientes gravemente doentes que podem ter insuficiência renal, choque ou sepse. Eles também podem ser causados por uma variedade de medicamentos, como diuréticos e medicamentos anti-convulsivos. Um sintoma inicial clássico de hipocalcemia é uma sensação de formigamento ao redor da boca ou na ponta dos dedos. Pode causar contrações dos músculos quando estimuladas, como durante a medição da pressão arterial. O tratamento é tipicamente tão simples quanto tomar suplementação oral de cálcio.