casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Cálcio E Sono

O sono não é mais apenas para a beleza. Uma boa noite de sono melhora a saúde e torna a realização das tarefas do dia mais fácil e agradável. O consumo de cálcio não só desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde esquelética, mas também pode ajudar a garantir um sono profundo e reparador. Comer alimentos com baixo teor de gordura e ricos em cálcio ajuda o cérebro a relaxar, desacelerar e dormir.

Cálcio e Triptofano

O triptofano é um aminoácido que o cérebro usa para produzir serotonina e melatonina. Essas duas substâncias são neurotransmissores que retardam as transmissões nervosas, relaxando o cérebro e o corpo e estimulando o sono profundo. O cálcio é necessário para o cérebro converter o triptofano em melatonina, de acordo com o pediatra e autor Dr. William Sears. Os produtos lácteos, como o consagrado copo de leite morno, contêm tanto triptofano quanto cálcio, fazendo um lanche ideal para dormir para ter uma boa noite de sono.

Canais de cálcio

O cálcio é um dos principais componentes dos ossos e dentes, mas também desempenha papéis vitais na sinalização de contração muscular. Também constringe e relaxa os vasos sanguíneos e transmite impulsos nervosos, de acordo com o Instituto Linus Pauling. As células nervosas têm canais de cálcio que atuam como portões em suas membranas, regulando o fluxo de cálcio para dentro e para fora, acionando cada célula para agir. O consumo de álcool pode interferir na operação do canal de cálcio no tálamo, a região do cérebro que controla a função do sono, de acordo com pesquisadores do Centro Médico Batista da Wake Forest University. O sono é interrompido quando os canais de cálcio do tálamo não podem operar adequadamente para produzir as ondas cerebrais associadas com o sono reparador.

Fontes Para cumprir suas funções vitais, seu corpo irá remover o cálcio de seus ossos quando existe uma deficiência em seu sangue e células. Isso ajudará a ter uma boa noite de sono. Alimentos, em vez de suplementos, é a melhor fonte de cálcio, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Os produtos lácteos não são necessariamente a melhor fonte alimentar de cálcio. A Harvard School of Public Health explica que os vegetais e leguminosas de folhas verdes são ricos em cálcio, baixo teor de gordura e contêm quantidades significativas de magnésio, fósforo, vitamina K e outros nutrientes necessários para a absorção de cálcio na dieta.

Os depósitos de cálcio podem reduzir a flexibilidade arterial, levando à doença arterial coronariana. Mesmo uma hora extra de sono a cada noite pode reduzir os depósitos de cálcio arterial, de acordo com um estudo publicado na edição de dezembro de 2008 do "Journal of the American Medical Association". O sono extra também pode reduzir a pressão arterial, o que também diminui o risco de doença coronariana. Evitar cafeína e álcool e ir para a cama e acordar ao mesmo tempo todos os dias pode ajudar a garantir uma hora extra de sono saudável.