O cloreto de cálcio é um produto químico versátil amplamente utilizado em ambientes médicos e industriais. Na indústria médica, em particular, o cloreto de cálcio é um medicamento usado para ajudar a tratar vários distúrbios, incluindo hipocalcemia e toxicidade magnésio.
O cloreto de cálcio é um medicamento branco, inodoro e solúvel em água com uma matriz de usos. Drugs.com define o cloreto de cálcio como uma solução estéril, não pirogênica e hipertônica com um pH de 6,3. Cloreto de cálcio deve ser armazenado em uma temperatura ambiente controlada de 15 a 30 graus C. Está disponível em forma de pastilha para usos industriais ou um líquido para usos médicos.
Usos
Cálcio e cloreto são ambos naturalmente ocorrem elementos do corpo e são necessários para a manutenção e equilíbrio de importantes funções corporais. Na indústria médica, o cloreto de cálcio é mais usado para o tratamento de hipocalcemia, ou baixos níveis de cálcio no sangue, de acordo com Rxmed.com. Ele também pode ser usado como terapia secundária para muitas condições, como picadas de aranha, overdose de magnésio e intoxicação e cólica de chumbo. A Fundação Nemours relata que o cloreto de cálcio promove a saúde cardiovascular porque protege o coração da intoxicação por potássio ou certos medicamentos para o coração. Em aplicações industriais, o cloreto de cálcio sólido é usado como "descongelante" porque tem a capacidade de derreter grandes volumes de neve e gelo em estradas e calçadas.
Dosagem Médica
Um cálcio a 10% solução de cloreto é administrada através de injeção intravenosa em uma veia central, de acordo com Drugs.com. Adultos diagnosticados com hipocalcemia recebem doses de cloreto de cálcio de 200 mg a 1 g em intervalos de um a três dias. Uma dose menor de 2,7 a 5,0 mg por quilograma de peso corporal é administrada à pediatria que sofre de hipocalcemia. Uma solução típica de seringa de 10 ml de 10 por cento de cloreto de cálcio é composta por 1 g de cloreto de cálcio ou 270 mg de cálcio elementar. Uma dose inicial de cloreto de cálcio de 500 mg é administrada a pacientes que sofrem de toxicidade por magnésio.
Precauções &Advertências
Rxmeds.com relata que o cloreto de cálcio deve ser administrado por via intravenosa apenas e não diretamente nos tecidos ou músculos. As injeções de cloreto de cálcio devem ser realizadas através de uma pequena agulha. As veias grandes são locais recomendados para injeção, para evitar o aumento rápido dos níveis de cálcio no sangue, que podem ser prejudiciais ao coração. A injeção lenta de cloreto de cálcio também previne complicações como vasodilatação, diminuição da pressão arterial e parada cardíaca. A ingestão de suplementos de vitamina D ou suplementos deve ser evitada enquanto estiver a tomar cloreto de cálcio, a menos que seja aconselhado pelo seu médico. Outras interações medicamentosas incluem glicosídeos cardíacos e antibióticos tetraciclina e devem ser evitados durante a terapia com cloreto de cálcio. O cloreto de cálcio não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando, porque não foram realizados estudos de segurança suficientes.
Efeitos colaterais
As injeções de cloreto de cálcio podem causar certas complicações, como vermelhidão da pele, náuseas, vômitos, e hipotensão. Uma sensação de ardor local é relatada com o uso de injeção. A liberação rápida de cloreto de cálcio pela via intravenosa está associada ao colapso vasomotor entre os pacientes.